Feira de Santana

Reunião discute combate ao transporte irregular e qualificação de taxistas

Conforme explicou o secretário, foi convocada essa reunião com representantes legais dos taxistas para, em conjunto com o Sest Senat, discutir um curso de qualificação para os taxistas.

23/08/2017 às 16h07, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Uma reunião entre o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo, e representantes da categoria de taxistas foi realizada nesta quarta-feira (23) na Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O objetivo foi discutir ações de combate ao transporte irregular em Feira de Santana, entre elas um curso de capacitação para melhorar o atendimento dos taxistas na cidade.

Segundo o secretário Saulo, após as apreensões na semana passada de alguns veículos que faziam serviço de Uber em Feira de Santana, houve muitas reclamações por parte da sociedade de que os taxistas não atendem bem a população e questionamentos sobre o valor das tarifas. Por esse motivo, conforme explicou, foi convocada essa reunião com representantes legais dos taxistas para, em conjunto com o Sest Senat, discutir um curso de qualificação para os taxistas.

“A sociedade pede a melhora do serviço e a gente entende que com a qualificação e a requalificação sistemática por uma instituição de reconhecimento nacional, como o Sest Senat, vamos conseguir alcançar esse objetivo”, afirmou.

De acordo com o secretário, o Sest Senat propôs uma associação mensal, que vai custar cerca de 23 reais para os taxistas. Ele explicou que a associação se dá também em outros níveis, como o direito à assistência odontológica, assistência médica em alguns níveis, e os taxistas poderão fazer uso do clube. Saulo Figueiredo informou que o início do curso, assim como outras questões, vai depender do entendimento entre os representantes dos taxistas e o Sest Senat.

“Vamos ter taxistas com boa apresentação pessoal, servindo água, tudo que estamos acompanhando no cenário nacional. Também vamos discutir o uso de aplicativos para os táxis. Aqui em Feira já existe, mas ainda não há regulamentação pelo poder público. Com a regulamentação, o município vai dizer quais são as normas, principalmente no quesito tarifário”, informou.

O presidente do sindicato dos taxistas em Feira de Santana, Liomar Ferreira, avaliou a reunião como produtiva. Ele explicou que o taxista que se associar para fazer o curso vai poder usufruir de todos os serviços que o Sest Senat oferece em nossa cidade, garantindo um atendimento de qualidade não só pra ele, mas também para os dependentes, como esposa e filhos até atingir a idade adulta. Ele informou que o curso pode ter duração de 28 a 30 horas e o taxista poderá escolher o melhor horário.

“O curso vai ajudar muito o taxista na qualificação. A gente ouve algumas pessoas dizerem que a Uber tem uma boa procura em razão de um serviço qualificado que não é muito oferecido pelos táxis. Não concordamos com isso, mas entendemos que é dever da gente nos atualizar. Já havíamos tido uma conversa com o secretário, onde ele demonstrou o desejo dessa reunião para discutir questões para combater a clandestinidade praticada em nossa cidade e o curso vai ajudar”, afirmou.

Taxistas fazem ato em apoio à apreensão de carros da Uber

Cerca de 100 taxistas se reuniram em frente à Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) em apoio às operações realizadas pela pasta, que resultou na apreensão de alguns veículos que fazem Uber em Feira de Santana.

O taxista Wesley Bezerra ressaltou que o movimento teve o objetivo de apoiar as ações da secretaria. “Estamos dando apoio ao secretário nesse combate ao transporte irregular, como a uber. Os taxistas estão se unindo para ver quais as formas que podemos ajudar o secretário e ele nos ajudar a combater esse tipo de transporte, que é um crime. A secretaria ainda não autorizou esse tipo de transporte na cidade, então é irregular, ao contrário do táxi, onde todos os motoristas são cadastrados, trazendo segurança para os usuários”, defendeu.

O taxista Fábio Vaccarezza Junior afirmou que a classe se sentiu favorecida com as ações da SMTT e por isso fez esse ato. “O novo secretário está fazendo a fiscalização e com isso resolvemos fazer um ato de apoio a ele e ao combate do transporte clandestino. Conversamos com o secretário e dissemos que os taxistas estão unidos. Queremos desmistificar que o táxi é caro e que o serviço não é bom”, disse.

Antonio Fernando de Almeida Silveira, que trabalha como taxista há seis anos em Feira de Santana, defendeu que esse movimento em defesa dos taxistas é muito justo. Ele disse que tem orgulho da categoria, em Feira de Santana, por combater a Uber de forma pacífica.

“Somos a única cidade no Brasil que está combatendo os ilegais sem brigas. Isso é orgulho para nós, saber que os taxistas de Feira estão se unindo lutando para o direito de trabalhar. Eu não culpo os motoristas da Uber, mas somos contra a atitude de uma organização, que não é governamental, não é legal, e que tira o direito do taxista, que é uma profissão regulamentada. Essa empresa resolveu explorar a mão de obra, em um trabalho escravo, pois ninguém consegue entender ou justificar a planilha de custo da Uber”, afirmou.

Fiscalização contra Uber vai continuar

O secretário Saulo Figueiredo afirmou que a fiscalização contra a Uber em Feira de Santana vai continuar. “A Uber é um transporte clandestino e vamos continuar a fiscalização. Os taxistas vieram se manifestar para apoiar a atitude da secretaria de fiscalizar a Uber e ficamos felizes. Isso nos anima e nos dá mais energia para seguir em frente”, disse.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade