Feira de Santana

Novo raio X do CMDI aumenta a oferta diária de exames por imagem

Além da qualidade de imagem, outra vantagem do novo raio X é a dose de radiação menor recebida pelo paciente.

23/08/2017 às 10h48, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A aquisição pela Prefeitura de Feira de Santana de um moderno equipamento radiográfico digital fixo (raio X) para o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Dr. Eugênio Laurine representou um incremento de até 15% na oferta de exames por imagem (radiografia) pela unidade em Feira de Santana.

Em dados reais, cerca de 1.500 pessoas/mês serão assistidas gratuitamente, elevando a oferta desse tipo de exame de 60 para até 100 atendimentos diários.

O novo raio X digital de alta frequência possui capacidade para fornecer imagens radiológicas tanto em sistema analógico como em sistema digital do tipo DR de fábrica, com um dos mais eficientes detectores do mercado mundial, além de suas qualidades proporcionam ao paciente e ao operador maior conforto, eficácia e segurança.

A radiografia é o segundo tipo de exame de saúde mais requisitado no CMDI de um total de 50.280 atendimentos envolvendo serviços de imagem, como ultra-sonografia (32.752, maior demanda), 5.125 eletrocardiogramas, 3.589 mamografias, 377 punções de mama e 166 densitometrias.

Os números do banco de dados da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) revelam que a demanda no município para exames com raio X, de janeiro a julho deste ano, ultrapassa o quantitativo de oito mil pessoas [precisamente, 8.271] atendidas.

“O município passa a oferecer de forma mais rápida e precisa ‘avaliações’ por imagem, além de contribuir na agilidade para os tratamentos necessários dos pacientes que dependem desse tipo de procedimento e, consequentemente, potencializar os resultados”, afirma Gilberte Lucas, presidente da FHFS.

O CMDI funciona das 7h às 18h (segunda a sexta-feira) e o cidadão pode realizar agendamentos através da Central de Regulação pelos telefones 3612-4529, 3612-4500 ou 3612-4502.

Para atender à demanda excedente da Central de Regulação e ampliar a oferta dos serviços especializados, a unidade de diagnóstico por imagem abre das 7h ao meio dia dois sábados por mês.

O equipamento adquirido é resultado de emenda parlamentar no valor de R$ 109 mil apresentada pelo então deputado federal Colbert Martins Filho, atual vice-prefeito municipal.

Além da qualidade de imagem com melhor resolução e maior agilidade na obtenção de resultados em um curto espaço de tempo, outra vantagem do novo raio X digital do CMDI é a dose de radiação menor recebida pelo paciente durante o procedimento realizado em um curto espaço de tempo.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade