Variedades

Esponjinha da pia acumula 680 milhões de micro-organismos

Em 15 dias de uso, as esponjas de lavar louças podem acumular 680 milhões de fungos e bactéria

23/08/2017 às 10h28, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Redação iBahia

Aparentemente inocente, a esponja de lava louças pode ser um perigo na sua casa. A conclusão é de uma pesquisa feita pela Faculdade DeVry Metrocamp.

De acordo com o estudo, em 15 dias de uso, as esponjas de lavar louças podem acumular 680 milhões de fungos e bactérias, o que pode provocar doenças em pessoas com baixa imunidade, sobretudo, idosos e crianças.

“Nós encontramos [nas esponjas] principalmente a bactéria Escherichia coli, que pode ocasionar diarreia e febre. Já os fungos [observados] podem causar trazer riscos à pele, como uma micose, ou até mesmo problemas pulmonares”, explicou Rosana Siqueira, pesquisadora da Metrocamp, em entrevista ao Bom Dia Brasil.

À Revista Claudia, os cientistas ponderaram o alerta e explicaram que os micro-organismos estão presentes no nosso corpo e no ambiente em situações normais do dia a dia, o risco aumenta quando eles ficam em excesso.

Higiene da esponja

O procedimento ideal é colocar a esponja no microondas sem potência alta por dois minutos com um pouco de água ou mergulhá-la em uma solução com água sanitária por dez minutos.

Também é importante não deixá-la em potes de sabão em pasta ou em recipientes com água – a umidade facilita a contaminação da esponjinha. O ideal é, após 5 dias de uso, trocar a sua esponja por uma nova. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade