Feira de Santana

Coletivo espalha cartazes com frases e poesias pelas ruas de Feira de Santana

O Coletivo Faltarte é a voz das ruas, dos muros e convida a todos para que por um momento olhem o que circula em volta.

22/08/2017 às 09h45, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

A vida apressada e o compromisso com todos os afazeres diários fazem com que muitas pessoas andem corridas e não percebam o mundo que está ao seu redor. Preocupações e uma lista de atividades habitam as mentes e por consequência falta sensibilidade para enxergar o outro e o fluxo de vida e de coisas que está em volta. Para quebrar esse ciclo, algumas intervenções artísticas e culturais surgem em Feira de Santana, espalhando arte e poesia no meio das cores cinzentas dos postes, no concreto das construções, nas lixeiras e nos espaços onde ‘faltam arte’.

Foto: Faltarte

Uma dessas intervenções é o coletivo Faltarte, que há dois anos vem colando cartazes com frases e poesias por toda a cidade de Feira de Santana e de forma simples tem feito com que muitas pessoas reflitam sobre suas vidas, suas atitudes e parem um minuto do seu tempo para ler mensagens positivas, de ânimo, amor e alegria.

Foto: Faltarte

O coletivo é formado por cinco amigos que são estudantes e fazem questão de manter o anonimato. Segundo a fundadora do grupo, o mistério deixa tudo mais bonito.

Foto: Faltarte

“As pessoas ficam curiosas e acham aquilo muito mais interessante. Não há necessidade da gente aparecer. As pessoas só precisam ler as frases e pensar no que elas significam. Não vai fazer diferença saber quem cola os cartazes na rua”, diz.

Foto: Faltarte

O Faltarte, “Falta arte em toda parte”, vê todo piso como palco, toda a parede como mural e a cidade inteira como poesia. Os cartazes pintados em papel ofício com tinta guache trazem mensagens e frases retiradas da rede social Instagram, de cerca de 300 perfis.

Foto: Faltarte

“Nenhuma frase é de nossa autoria. No Instagram, seguimos mais ou menos 300 autores, os quais são os donos das frases. Nenhuma poesia que foi colada é autoral e colocamos os créditos do artista na sua frase. Passamos um tempo juntando as frases que achamos adequadas e interessantes e aí depois fazemos os cartazes à mão com tinta guache preta na folha de ofício. Colocamos a hashtag, o nome do autor e o nosso símbolo com piloto permanente vermelho e tinta amarela”, acrescenta uma colaboradora do Coletivo Faltarte.

Foto: Faltarte

Além de Feira de Santana, o Faltarte também existe na cidade de Irecê e lá conta com a participação de um colaborador. Depois que os cartazes são produzidos, começa o processo de colagem nos mais variados espaços da cidade. As colagens acontecem geralmente aos domingos, no período da tarde e, em seguida, é feito o registro fotográfico dos cartazes. Os registros também ficam disponíveis no perfil do coletivo do Instagram e assim muitos seguidores compartilham as frases e cartazes também no ambiente virtual.

Foto: Faltarte

É possível ver vários cartazes em trechos da Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade e também na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Uma das estratégias do grupo é associar as frases e mensagens ao que normalmente existe na rua, no contexto social e urbano e assim propagar poesia e reflexões cotidianas.

Foto: Faltarte

“Fala agora, depois esfria” é uma das centenas de mensagens que o coletivo espalhou pela cidade. É intervenção cultural latente e poética, presente no concreto frio dos postes e palavras que no meio do movimento das ruas e da poluição visual trazem beleza, sentimentos e vida para as pessoas que por um instante são tocadas pelas mensagens das ruas.

Foto: Faltarte

O Coletivo Faltarte é a voz das ruas, dos muros e convida a todos para que por um momento olhem o que circula em volta. Poesia e arte contemporânea que trazem beleza a passos e olhares apressados na Princesa do Sertão.

Conheça mais sobre o Coletivo Faltarte: @faltarte e faltarte.tumblr.com
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade