Política

Projeto de lei prevê a criação de um banco de dados de informações médicas de pacientes

De acordo com o deputado, o projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de informações sobre os pacientes, no momento de prestar assistência médica.

18/08/2017 às 08h49, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O deputado estadual Alan Castro (PSL) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia, o projeto de Lei de nº 22.431/2017 que obriga os hospitais públicos e privados a manterem e compartilharem entre si e com o Sistema Único de Saúde (SUS) banco de dados de informações médicas de seus pacientes.

De acordo com o deputado, o projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de informações sobre os pacientes, no momento de prestar assistência médica, principalmente a assistência de urgência, onde qualquer erro ou dúvida sobre o paciente pode se tornar fatal. “A ideia é de que onde quer que a pessoa seja atendida, através de um sistema rápido e eficaz, a equipe médica possa ter acesso ao histórico do paciente, que deve ser alimentado permanentemente, sempre que o usuário utilizar os serviços de saúde, seja na rede particular ou pública”, explicou.

O projeto prevê que no banco de dados contenha informações sobre: histórico de alergias a medicamentos, especialmente os anestésicos; histórico de procedimentos cirúrgicos, transplantes, implantes, próteses e outras informações sobre procedimentos invasivos; histórico de distúrbios cardíacos, respiratórios e gástricos; tipo sanguíneo; exames médicos, e históricos de reações alérgicas.

Para o parlamentar, o banco de dados médicos representa segurança para os indivíduos, a melhora do atendimento aos cidadãos, a agilidade em demandas de urgência e emergência, e a economia em procedimentos desnecessários.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade