Política

Eleição para escolha do novo presidente da Câmara de Vereadores está indefinida

Nesta segunda feira durante sessão, pelo menos três nomes foram cogitados para disputar a vaga de presidente. O líder do governo José Carneiro e os vereadores Marcos Lima e Tom.

14/08/2017 às 16h44, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Rachel Pinto

Sem declarar vacância do cargo de presidente da Câmara Municipal por causa da morte do vereador Ronny, o presidente interino Ewerton Carneiro (Tom) não pode definir uma data para o processo de eleição.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Nesta segunda feira durante sessão, pelo menos três nomes foram cogitados para disputar a vaga de presidente. O líder do governo José Carneiro e os vereadores Marcos Lima e Tom

Zé Carneiro não confirmou se é candidato. Segundo ele, algumas pessoas sugeriram seu nome para a disputa, mas ele está analisando todas as possibilidades.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Só serei candidato se os meus colegas entenderem que meu nome é bom e têm requisitos para assumir a presidência dessa casa”, afirmou.

Uma dúvida que surgiu na câmara é se com a eleição de um novo presidente toda mesa diretiva precisa ser mudada. O procurador jurídico Magno Felzemburg esclareceu essa questão.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Ao ler o regimento fica uma certa dúvida porque a eleição é da chapa e quando fala-se que há uma vaga na mesa há uma nova eleição. Mas, a nova eleição era para aquele cargo vago. Pode se ter até uma dúvida quanto a isso, mas a câmara já tem precedente. Quando vereador Wellington Andrade se afastou para ser secretário, tivemos a eleição para aquele cargo específico. Hoje já não há mais dúvida pelo precedente que já existe. A interpretação que eu também dou é que a eleição é só para aquele cargo vago e hoje o cargo vago é o de presidente da câmara. Só caso alguém da mesa se candidate e seja vencedor do cargo de presidente vamos ter uma nova eleição para o cargo da mesa que ficou vago”, explicou.

A decisão de suspender a sessão apenas nesta segunda-feira por causa da morte de Ronny não teve o apoio do vereador Tom. Ele salientou que não há prazo para a nova eleição.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Tinha que parar três dias mesmo como fiz no primeiro requerimento para três sessões. Infelizmente o líder do governo com os demais acharam que deveriam só encerrar a sessão de hoje. Amanhã o trabalho volta ao normal. Estou assumindo a casa agora. Tenho documentos para assinar, muita coisa para fazer, eu peço paciência a todos. Quero cumprir a lei na íntegra e zelar pelo meu nome”, finalizou.
                       

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade