Acorda Cidade - Versão Mobile

Deputado Robinson Almeida alerta: Distritão é armação!

“Seus defensores fizeram as contas e perceberam que esse é o melhor caminho para mantê-los no poder”, explicou Robinson.
11/08/2017 15h47
Foto: Reprodução

O deputado federal Robinson Almeida (PT-BA) afirmou nesta quinta-feira (10) que o “Distritão”, aprovado pela comissão da Câmara que discute a Reforma Política, é uma grande armação para reeleger a maioria dos atuais parlamentares. “Seus defensores fizeram as contas e perceberam que esse é o melhor caminho para mantê-los no poder”, explicou Robinson. O novo modelo é baseado no voto majoritário, diferente do atual que é proporcional. Hoje, para ser eleito, o candidato não depende apenas dos votos que recebe, conta também com os votos dados ao seu partido ou coligação. Desta forma, o voto dos eleitores é melhor aproveitado. No sistema Distritão, não importa a quantidade de votos do partido ou coligação. Isso levará os partidos a concentrar a votação em poucos concorrentes. “Quem serão os candidatos escolhidos pelos partidos? Não tenham dúvidas: os próprios detentores dos mandatos”, argumenta o deputado Robinson. A proposta, que agora segue para aprovação em plenário, é amplamente discutida em todo o mundo. E na maioria dos países é considerada como um modelo antidemocrático, que só é adotado em dois lugares, no Afeganistão e na Jordânia. Segundo Robinson, os deputados estão legislando em causa própria, visando obter privilégios na disputa eleitoral. “É um golpe na democracia pra impedir a tendência de grande renovação da Câmara”, afirmou. 

Whatsapp
Google+

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.