Cultura

Espaço Marcus Moraes agora é no Museu de Arte Contemporânea

Marcus Morares foi um dos artistas plásticos que atuou em muitos outros setores da cultura: foi ator, produtor e diretor de teatro, professor. Um agitador cultural. Um artista multifacetado. Morreu em 2009.

04/08/2017 às 17h47, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Familiares, artistas e intelectuais prestigiaram a inauguração do Espaço Cultural Marcus Moraes, na área externa do Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, que será multiuso. O evento aconteceu na noite de quinta-feira (3).

Marcus Morares foi um dos artistas plásticos que atuou em muitos outros setores da cultura: foi ator, produtor e diretor de teatro, professor. Um agitador cultural. Um artista multifacetado. Morreu em 2009.

“Marcus vai estar sempre presente no nosso dia-a-dia porque foi uma pessoa brilhante em todos os sentidos”, afirmou Mauro Moraes, seu irmão. “E esta homenagem o eterniza juntamente com a sua obra”.

Para Antônio Carlos Coelho, presidente da Fundação Cultural Egberto Costa, ao homenagear o artista, a instituição dá inestimável contribuição para a preservação da obra de Marcus Moraes.

“Tenho a absoluta certeza de que os eventos culturais que serão realizados neste espaço, que vão ser muitos, sempre serão inspirados nele”, afirmou o titular da Funtitec. “É uma homenagem das mais justas”.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, se emocionou ao lembrar a sua amizade com Marcus Moraes. Ele representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho, que estava em São Paulo.

O diretor do MAC, Edson Machado, disse que naquela área serão realizados shows mais intimistas e apresentações diversas. “Pretendemos que seja muito movimentado”.

No novo espaço acontecerão o “Café Dramático”, leitura dramática de textos, idealizado pelo homenageado com o ator Arailton Públio e Celi Rodrigues, que eram realizados no Cuca.

Numa das salas do Museu de Arte Contemporânea, um retroprojetor mostrava várias fotografias de uma exposição realizada por Marcus Moraes no local em 2008.

No saguão principal, trabalhos do artistas ficarão expostos até o dia 20. As obras foram emprestadas pela família. Algumas são das séries “Amantes”, “Orixás” e desenhos da série “Morte e Vida Severina”.

A atração musical da noite foi o cantor e compositor Dann Silveira.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade