Cultura

Carta aberta pelo fortalecimento da Cultura na Bahia é lançada em Feira de Santana

O documento engloba críticas e demandas do segmento cultural tomando o contexto político nacional, estadual, dos territórios de identidade e dos municípios baianos.

28/07/2017 às 14h56, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Reunidos durante o IV Encontro de Política e Gestão Culturais da Bahia em Feira de Santana, centenas de conselheiros, agentes, dirigentes e gestores de cultura de todo o Estado lançaram ao fim do evento na noite desta quarta-feira, 26, uma carta aberta com reivindicações para uma pactuação que fortaleça o Sistema Estadual de Cultura da Bahia.

Coube ao Fórum de Cultura, de Gestores Sociais, e o Fórum de Conselheiros da Bahia, este último coordenado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), o alinhamento e redação do primeiro esboço da carta que mais tarde recebeu a colaboração de todos demais Fóruns que aconteciam durante o IV Encontro.

Batizada informalmente de "Carta de Feira de Santana", o documento engloba críticas e demandas do segmento cultural tomando o contexto político nacional, estadual, dos territórios de identidade e dos municípios baianos.

Tendo como norte promover o processo de participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas de cultura, a carta se inicia com uma nota de repúdio a ação da prefeitura de Feira de Santana. A menção se deu porque na manhã de ontem, feriado local, a gestão municipal protagonizou a demolição sem diálogo de um galpão do setor de artesanato do Centro de Abastecimento da cidade, cujo o complexo conta com proteções e salvaguardas do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

No contexto nacional a carta aborda os retrocessos democráticos vividos no país, com a perda de conquistas e direitos sociais, destacando o congelamento de programas de cultura na Bahia e o desmantelamento do Ministério da Cultura. Demanda ainda que o Congresso Nacional aprove a lei do Procultura e a PEC 421 que aporta recursos federais ao Sistema Nacional de Cultura.

No âmbito estadual, o texto assinala a necessidade de descontingenciamento dos recursos de cultura com a garantia de 1,5% do orçamento estadual para o segmento. Pontua também a necessidade de maior diálogo do secretário de Cultura com as instâncias de participação social e de maior transparência nas avaliações de mérito dos projetos contemplados pelo Fundo de Cultura, com presença de representantes da sociedade civil neste processo.

Além disso, reclama a necessidade premente de realização das reuniões dos Colegiados Setoriais, da organização das eleições para 10 vagas da sociedade civil, atualmente sem preenchimento, no Conselho Estadual de Cultura e a construção compartilhada do texto da lei Estadual Cultura Viva.

No que toca aos territórios de identidade, o documento assume o compromisso de que seus signatários estarão empenhados na construção de um plano emergencial com metas ''compartilhadas para desenvolvimento territorial cujo objetivo seja a dinamização do Sistema de Cultura Estadual” construindo as “condições políticas e objetivas para criação de consórcios intermunicipais de cultura”.

Quanto aos municípios, a carta afirma a necessidade de ser realizar concretamente a participação social na gestão dos espaços e das políticas públicas de cultura. Solicita nesse sentido a destinação de orçamento próprio para o funcionamento dos Conselhos Municipais de Cultura, assim como a execução de orçamento participativo na área e iniciativas que contemplem a “diversidade cultural a exemplo de editais municipais específicos, em especial, para comunidades tradicionais e periféricas”

A carta completa pode ser conferida aqui (CARTA ABERTA).

SIGNATÁRIOS

Entre os primeiros a subscreverem carta estão os seis Fóruns reunidos em torno do IV Encontro que foi realizado pela Superintendência de Desenvolvimento Territorial de Cultura (Sudecult) vinculada à Secretária Estadual de Cultura da Bahia (Secult).

– Fórum de Cultura da Bahia
– Fórum de Conselhos de Cultura da Bahia
– Fórum de Gestores Sociais da Bahia
– Fórum de Legisladores Culturais da Bahia
– Fórum de Dirigentes Culturais da Bahia
– Fórum de Espaços Culturais da Bahia
– Comissão Estadual de Pontos de Cultura
– Associação de Dirigentes de Cultura da Bahia

Reunião do Fórum de Conselheiros de Cultura da Bahia durante o 2° dia do IV Encontro (Foto: Ascom/CEC)

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Museu História do Cangaço

Cultura

Feira de Santana vai ganhar equipamento turístico sobre o cangaço

Entre as relíquias que farão parte do acervo estão o parabelo (pistola) e o caneco usados pelo lendário cangaceiro Corisco....

22/03/2024 às 16h15

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

image

Rádio acorda cidade