Bahia

Índios tomam carro de agentes da Sesai e são flagrados circulando em veículo

A apreensão do veículo foi feita por uma equipe da Polícia Militar, que encaminhou o caso para a Polícia Federal, já que a Sesai faz parte do Ministério da Saúde e é um órgão federal.

22/07/2017 às 08h15, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Índios da tribo Kariri, localizada no norte da Bahia, foram flagrados na quinta-feira (20), circulando pelo centro da cidade de Barreiras, com uma caminhonete da Secretaria Especial da Saúde (Sesai). De acordo com a polícia, os índios revelaram que o veículo foi tomado da equipe da Sesai durante um atendimento feito por técnicos da secretaria há cerca de três meses.

A apreensão do veículo foi feita por uma equipe da Polícia Militar, que encaminhou o caso para a Polícia Federal, já que a Sesai faz parte do Ministério da Saúde e é um órgão federal.

"Uma equipe da Sesai foi fazer uma visita à aldeia indígena Kariri, mas os índios ficaram insatisfeitos, porque não havia médico na equipe. Diante disso, eles ameaçaram os servidores que lá se encontravam, expulsaram eles da aldeia e retiveram o veículo utilizado pela equipe para chegar lá", relatou Paulo Bezerra, delegado da Polícia Federal que investiga o caso.

O cacique da tribo, Carlos Kiriri, alegou que precisou do veículo para socorrer os pacientes da aldeia que precisam de atendimento médico. “Eles não dão assistência suficiente para todos. A gente fez ele deixar o carro, para que a gente pudesse transportar os nossos pacientes que estavam passando mal.

O índio que estava dirigindo o veículo da Sesai precisou prestar depoimento na Polícia Federal em Barreiras e foi liberado, assim como os outros índios que estavam no veículo. Não há detalhes do que ele revelou sobre o assunto. "O veículo foi retido e foram apresentados aqui todos que se encontravam no carro e principalmente o condutor, para dizer em que circunstância ele estava dirigindo aquele carro", disse o delegado Paulo Bezerra.

A Secretária Especial da Saúde Indígena foi procurada para informar sobre o veículo apreendido, mas não respondeu sobre o caso. Também foi solicitada uma posição da Funai sobre a situação dos indíos Kiriris, mas não foi obtido retorno.

O carro da Sesai está no pátio da garagem da Polícia Federal, vai passar por uma perícia, para avaliar se houve algum tipo de dano material e depois será devolvido para a Sesai.

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade