Bahia

Novidade no cadastro da biometria beneficia eleitores idosos e acamados

Um parente poderá pegar um formulário, que junto aos documentos pessoais e a um laudo médico atestando essa incapacidade de locomoção, serão inseridos em um sistema um registro que isentará essa pessoa de realizar o recadastramento biométrico.

21/07/2017 às 16h59, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Algumas mudanças estão sendo realizadas para melhorar o atendimento e tentar reduzir as reclamações por parte das pessoas que procuram o Fórum Eleitoral ou o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para realizar o recadastramento da biometria. Uma das novidades vai beneficiar pessoas idosas e acamadas.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

De acordo com Luciano Leite, chefe de cartório da 157ª zona eleitoral, para o eleitor que já tem título eleitoral e está acamado, é deficiente ou tem alguma limitação de locomoção, um parente poderá ir até o Fórum Eleitoral e pegar um formulário, que junto aos documentos pessoais e a um laudo médico atestando essa incapacidade de locomoção, serão inseridos em um sistema um registro que isentará essa pessoa de realizar o recadastramento biométrico.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Ou seja, essa pessoa não vai precisar cadastrar a biometria e vai manter o título eleitoral em perfeita quitação por tempo permanente”, destacou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Outra situação destacada por Luciano Leite é aquela em que o eleitor idoso não tem o título. Segundo ele, esse eleitor pode ficar tranquilo, pois tem a opção de tirar o título ou não. “O idoso que já tem muito tempo que não vota, que não tem título e que está enfermo ou tem alguma limitação, pode ficar tranquilo, pois tem a faculdade de tirar o título ou não.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

 

Vagas para recadastramento biométrico semanalmente

Outra mudança é o acesso ao agendamento no site do TRE. “Na tentativa de melhorar, o Fórum Eleitoral de Feira passou a distribuir as vagas semanalmente. Durante todo o mês, ou seja, dia 20, a gente distribui uma quantidade grande de vagas para agendamento, mas semanalmente abriremos novas vagas”, afirmou Luciano Leite.

Dificuldade de agendamento pelo site

O chefe de cartório da 157 zona eleitoral falou ainda sobre falhas apresentadas do site do TRE na quinta-feira (20), gerando diversas reclamações. “Às vezes as vagas são ocupadas rapidamente, mas também vivenciamos uma queda do sistema, muita gente procurou o site e o sistema não deu acesso a todas as pessoas, mas resolvemos o problema e as vagas foram esgotadas no próprio dia 20”, informou.

Recadastramento sem hora marcada

Para quem procura o Fórum Eleitoral para fazer o recadastramento biométrico, as reclamações também são muitas. O motorista Artur Santos reclama de desorganização. “Muita bagunça na portaria, a pessoa que entrega as fichas está chamando as pessoas, mas não tem como ninguém ouvir. Tem que melhorar e organizar essa fila. Estou aqui aguardando minha vez, mas tem gente passando na frente”, reclamou.

Sobre a situação Luciano Leite reconheceu que vem crescendo o número de pessoas que têm procurando o Fórum para fazer o recadastramento e informou que está aguardando do TRE de Salvador equipamentos para melhorar o atendimento dos eleitores que ficam no portão aguardando o chamamento da senha.

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade