Bahia

Governo realiza certificação de catadores de materiais recicláveis

A secretária Olívia Santana (Setre) destacou “a importância do Funtrad, que tem como objetivo promover o trabalho decente por meio de capacitação, custeando ações destinadas a gerar mais e melhores empregos”.

19/07/2017 às 14h42, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Mais de 200 catadores de materiais recicláveis, de seis municípios do Território Portal do Sertão, ganharam um reforço para a realização do seu trabalho.

Foto: Divulgação

Foram realizadas, nesta terça-feira (18), no município de Feira de Santana, a certificação e a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para esses trabalhadores.

Os profissionais participaram do projeto Trabalho Decente: Saúde no Cotidiano Laboral dos Catadores de Materiais Recicláveis do Portal do Sertão, que contou com investimento de R$ 165 mil do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), coordenado pela secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Moradora do município de Santo Estevão, Jocasta Venturini, umas das concluintes, já está colocando em prática os ensinamentos do projeto.

“Lá em casa, estamos aproveitando o óleo de cozinha para fazer sabão. Ainda é para o consumo próprio, mas é uma alternativa viável de geração de renda”, aposta Jocasta.

Presente no evento, a secretária Olívia Santana (Setre) além do meio ambiente, destacou “a importância do Funtrad, que tem como objetivo promover o trabalho decente por meio de capacitação, custeando ações destinadas a gerar mais e melhores empregos”.

O Funtrad apoia o Programa Bahia do Trabalho Decente direcionando as multas decorrentes de Termo de Ajustamento de Condutas (TACs) aplicadas pelos fiscais do Trabalho (promotores); e das condenações decorrentes de ações judiciais por violação de Direitos Trabalhistas (juízes).

O projeto

Promoveu debates e palestras que abordaram temas como Saúde da Mulher; Percepção e Avaliação de Risco; Ginástica Laboral e Comunicação e Mobilização Social para a Coleta Seletiva, num total de 80 horas.

As atividades foram executadas pelo Movimento Água é Vida (MAV) nos municípios de Feira de Santana, Amélia Rodrigues, Irará, Santanópolis, Santo Estevão e Conceição do Jacuípe. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade