Feira de Santana

Professora destaca mudanças nas diretrizes curriculares na formação de médicos

Para ela, com base nas diretrizes curriculares os cursos de medicina devem formar médicos que realmente atendam as necessidades do país.

18/07/2017 às 12h16, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Ney Silva

Os cursos de medicina de todo o país estão passando por algumas transformações para atender as novas diretrizes curriculares estabelecidas desde 2014. Esse foi um dos assuntos debatidos na manhã desta terça-feira (18) na II Semana de Medicina promovida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A palestra foi feita pela professora de medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Lorene Pinto.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Na opinião da médica, com base nas diretrizes curriculares os cursos de medicina devem formar médicos que realmente atendam as necessidades do país. Ela explica que não é o caso de cada escola querer fazer o curso que deseja, mas o modelo do curso pode ser diferente e responder as necessidades de saúde do SUS.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Esse é o fundamento das diretrizes: Pensar em uma boa formação com responsabilidade e compromisso social, fortalecimento do sistema único de saúde. Porque não é só o sistema que mais atende a população, mas é o sistema que mais emprega profissionais de saúde”, afirma Lorene.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ela acrescentou também que a ideia das diretrizes é orientar os cursos para que eles respondam melhor à sociedade.

O coordenador do evento, o médico João Batista de Cerqueira disse que o objetivo do evento é congregar a comunidade acadêmica da Uefs, professores e estudantes para discutir o modelo pedagógico da universidade. Ele lembra que o curso de medicina já tem quinze anos e que até agora já formam formadas oito turmas de médicos, totalizando 194 formandos. Em 2017 mais 32 estão sendo formados e acha-se necessário discutir esse novo modelo para cada vez mais melhorar a integração com a comunidade.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nenhum profissional de saúde pode estar dissociado das necessidades da população. Por isso, se faz necessário que a gente venha discutir essa formação e que se formem médicos socialmente ambientados com as necessidades da nossa comunidiade”, salientou.

A II Semana de Medicina da Uefs foi iniciada na segunda-feira (17) e se encerra na quarta-feira (19).
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade