Feira de Santana

Católicos feirenses demonstram fé e devoção na abertura do novenário de Senhora Santana

Sob aplausos o povo de Deus fez uma saudação a padroeira do Brasil. A primeira noite do novenário foi dedica as famílias e a aos motoristas.

18/07/2017 às 09h31, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Ney Silva

Fé, devoção e alegria foram demonstrados na noite desta segunda-feira (17) pelos católicos de Feira de Santana na abertura do novenário de Senhora Santana. A igreja da catedral ficou lotada inicialmente para receber a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Sob aplausos o povo de Deus fez uma saudação a padroeira do Brasil. A primeira noite do novenário foi dedica as famílias e a aos motoristas. O Arcebispo Dom Zanini Castro comentou sobre o tema central do novenário: ‘Fazei tudo que Ele vos disser’.

“Celebrar a festa de Santana, padroeira da arquidiocese dessa cidade, celebrar nossa tradição católica, a mãe da mãe do nosso Senhor. É Maria que aponta, que indica, que nos fala: ‘Fazei tudo que Ele vos disser’. Quando celebramos a festa da Senhora Santana, estamos manifestando essa tradição da igreja, esta compreensão da descendência da mãe de Jesus. Jesus teve uma avó, uma família. É tradição do povo de Israel e segue essa cultura. Hoje temos essa oportunidade de celebrar esse momento de graça, de fé”, afirmou o arcebispo.

O novenário de Senhora Santana tem aproximadamente 300 anos. Padre Arivaldo Aragão falou sobre essa tradição. “Dentro dos anais da história se fala que quando foi doado as terras em 1732 para ser construído a capela, o casal Domingos e Ana Brandão já celebrava e já fazia novenário de Santana. naquele tempo o novenário de Santana em São Domingos era celebrado de forma bem próprio daquela época, em família. A partir dali foi crescendo e em 1846 a então capela de Santana é levada a paróquia e começa a Festa de Santana. em 66 foi levado a diocese como catedral e a partir daquele momento toma uma conotação maior”, afirmou.

O Padre Arivaldo Aragão explicou que a festa de Santana tem um tema geral que norteia: ‘Aprender com a filha de Santana e fazei tudo que Ele vos disser’ e cada noite tem um tema dedicado. Por exemplo, a primeira noite é dedicada a família. Segundo ele, tem um texto bíblico que vai conduzir cada reflexão, cada novena. “A igreja catedral de Santana tem uma devoção tão grande e o povo tem fé e devoção para celebrar a padroeira da cidade de Feira de Santana. É um momento do povo renovar a fé, que move o coração de todos”, destacou. O novenário prossegue até o próximo dia 25 de julho. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade