Bahia

Campus Party Bahia confirma Prêmio Nobel de Química entre os palestrantes magistrais

Ada Yonath foi a primeira mulher a vencer o prêmio.

13/07/2017 às 14h23, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A primeira edição da Campus Party Bahia que ocorrerá entre 09 e 13 de agosto na Arena Fonte Nova em Salvador tem mais uma palestrante magistral confirmada. Ada Yonath é graduada em química pela Universidade Hebraica de Jerusalém, PhD pelo Instituto Weizmann de Ciência (Israel), além de ter completado seu pós Doutorado no Mellon-Institute e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA.

Os estudos de Yonath detalharam as ações dos ribossomos — presentes em todos os seres vivos, de bactérias a grande mamíferos. A pesquisa também revelou como eles utilizam as informações presentes no DNA para produzir proteínas, como anticorpos, hemoglobina (substância que transporta o oxigênio pelo sangue) e hormônios. Em função disso, o seu trabalho foi importante para o desenvolvimento de antibióticos mais eficazes, que não deixem as células resistentes aos remédios.

Além do Nobel da Química em 2009, a cientista foi homenageada pelo Prêmio Israel, com a Medalha de Ouro Linus Pauling pela Universidade de Stanford, com o Prêmio Mundial de Ciência Albert Einstein pela Universidade de Princeton, com o Prêmio L’Oreal Unesco para Mulheres na Ciência, com o Prêmio Wolf pela Paz, pelo Vaticano, com o Prêmio Louisa Gross Horwitz pela Universidade de Columbia, pelo Prêmio Erice Prize e com a Medalha de Ouro do Primeiro-Ministro da Índia, entre outros.

A Arena da Campus Party Bahia contará com quatro palcos – “Feel the Future”, “Criatividade e Entretenimento”, “Inovação” e “Ciências” – cujos palestrantes referência em suas áreas irão debater temas e tendências da atualidade. Além de Ada Yonath, estão confirmadas as palestras de Candice Pascoal fundadora e CEO da Kickante – a maior plataforma brasileira de crowdfunding, Ricardo Cappra, brasileiro que dedica-se a encontrar formas de hackear negócios e o comportamento humano através da Ciência de Dados, Gabe Gabrielle, engenheiro, educador e palestrante motivacional que contará sobre sua trajetória no programa espacial da NASA com fotos e vídeos.

A Campus Party Bahia terá como tema principal a Inovação Produtiva acontece por uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Telebrás. Mais informações: http://brasil.campus-party.org/bahia
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade