Brasil

Número de acidentes com eletricidade cresce no Brasil; saiba como deixar sua casa mais segura

Tomar algumas precauções é essencial para evitar esse tipo de acidente.

11/07/2017 às 10h01, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Segundo dados fornecidos pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, entre 2015 e 2016, cresceu o número de acidentes causados por problemas elétricos. Apenas no ano passado, 1.300 casos foram registrados no país e, por isso, é preciso ficar atento.

Tomar algumas precauções é essencial para evitar esse tipo de acidente. Será que você sabe como se prevenir? Separamos algumas dicas de cuidados que tornarão sua casa ainda mais segura. Veja nossa lista!

Não sobrecarregue as tomadas
Muitas vezes, um cômodo não possui tomadas suficientes para suprir todos os dispositivos elétricos que precisamos, como carregador de celular, luminárias, televisores etc. A maneira mais fácil de driblar esse problema é adquirir um adaptador ou benjamim, permitindo que diversos itens sejam ligados na mesma tomada. Apesar de ser uma solução prática, não é aconselhado sobrecarregar uma mesma fiação, pois isso aumenta a chance de um curto-circuito.

Caso seja necessário conectar vários aparelhos em uma mesma tomada, opte pelos acessórios conhecidos como ‘réguas’, que possuem um interruptor que pode ser desligado durante a noite ou quando os dispositivos não estão sendo usados.

Sempre desligue a chave de energia
A chave de energia é a responsável por controlar o fornecimento de energia para todos os cômodos da casa. Antes de fazer qualquer reparo na parte elétrica, como trocar uma lâmpada ou consertar algum problema nas tomadas, sempre desligue a chave de energia referente ao cômodo em que a manutenção será feita. Essa medida simples evita que você seja exposto a choques, por exemplo.

Tome cuidado com a instalação de ar-condicionado e outros aparelhos
Instalar qualquer aparelho elétrico requer muita atenção e conhecimento. A instalação de ar-condicionado, por exemplo, necessita de cuidados especiais, pois envolve diretamente a fiação elétrica da residência e deve ser feita seguindo os padrões de segurança e isolamento elétrico. Caso você tenha dúvidas ou não tenha experiência com instalações, a opção mais segura é contratar um profissional especializado.

Faça a manutenção da rede regularmente
É recomendado que a cada 10 anos, no máximo, seja feita uma manutenção em toda a rede elétrica da casa. Verifique o estado dos fios, se estão muito desgastados ou não, e troque o mais rápido possível tudo aquilo que apresentar qualquer tipo de defeito. Essa manutenção periódica evita acidentes como curto-circuito e incêndio.

Preste atenção na voltagem
No Brasil, o padrão das tomadas é de 110V e 220V, e prestar atenção na voltagem é essencial, pois, além de prevenir acidentes, também ajuda a preservar a vida útil de seus aparelhos. Quando um eletrodoméstico que não é bivolt é colocado na tomada errada, ele pode danificar toda a fiação da casa, por isso, é preciso sempre ficar atento.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade