Brasil

Três em cada dez famílias do Sul foram vítimas de roubo ou assalto, informa pesquisa da CNI

Dados inéditos da CNI mostram que, mesmo assim, a região é a que menos enfrentou situações de violência no ano passado. População do Sul defende "tolerância zero" para combater a criminalidade

10/07/2017 às 14h28, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Três em cada grupo de dez famílias da região Sul tiveram uma vítima de roubo ou assalto no ano passado. É um número elevado, mas está abaixo do verificado nas demais regiões. No Norte-Centro-Oeste, 4,6 em cada grupo de dez famílias tiveram uma vítima no ano passado. No Nordeste, foram 4,4 familías em cada grupo de dez, informa a Nota Econômica 8, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A avaliação inédita de dados regionais mostra que, em cinco anos, a percepção sobre a segurança pública piorou muito em todo o país. No Sul, o número dos que consideram a segurança pública como péssima subiu de 19% em 2011 para 43% em 2016. Mesmo assim, a percepção no Sul é pouco melhor que a das demais regiões. No Nordeste, o percentual dos que avaliam a segurança pública como péssima aumentou de 35% em 2011 para 56% em 2016. No Sudeste, passou de 27% para 50% no mesmo período.

Mesmo com a piora em todos os indicadores pesquisados, um número menor de pessoas do Sul mudaram os hábitos por causa da violência. Naquela região, 57% das pessoas aumentam os cuidados na hora de sair ou chegar em casa, na escola ou no trabalho. No Nordeste, esse número foi de 73% e, no Sudeste, de 68%. "Além disso, 33% dos habitantes do Sul afirmaram ter deixado de circular por algumas ruas ou bairros, enquanto nas demais regiões esse percentual é igual ou superior a 50% e alcança 58% no Nordeste", diz a pesquisa da CNI.

O estudo mostra ainda que os moradores da região Sul são mais rigorosos que os demais brasileiros em relação às políticas de combate à violência. No Sul, 88% defendem a política do "tolerância zero" e 90% defendem penas mais rigorosas para reduzir a criminalidade. No Nordeste e no Sudeste, o número dos que defendem a tolerância zero cai para 82%. No Norte/Centro-Oeste, é de 81%. No Sudeste, 78% defendem penas mais rigorosas para reduzir a criminalidade. No Norte/Centro-Oeste, esse percentual cai para 74%.

Além disso, mostra a pesquisa da CNI, 37% dos habitantes do Sul acreditam que a legalização da venda e do uso da maconha reduzirá a criminalidade. Nas demais regiões, a média é de 30%.

A Nota Econômica avalia dados regionais da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Segurança Pública, que ouviu 2.002 em 141 municípios entre 1º a 4 de dezembro de 2016.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade