Culinária

Aprenda a fazer frigideira de Siri

Receita de frigideira de siri, além de trazer benefícios para a saúde, pode ser preparada em um almoço ou jantar!

04/07/2017 às 17h33, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Uma das coisas mais saborosas do nosso nordeste é a culinária. E a gente sabe, como ninguém, misturar as delícias típicas com muita criatividade e respeito aos sabores e tradição da nossa terra. Por isso, a Finna, marca de farinhas e misturas para bolo da M. Dias Branco, ensina um receita especial para montar uma refeição completa para a família: Frigideira de Siri.

Fácil de preparar, a massa do prato é uma mistura de clara em neve e farinha, recheada sabiamente com o siri catado. Mas, você sabia que a frigideira de siri, além de muito saborosa e prática, oferece benefícios à saúde e pode valer como uma refeição principal?

Segunda Aretha Magalhães, consultora da marca e nutricionista da Equilibrium, “o siri é uma carne nutritiva, rica em proteína, nutriente importante para construção de todos os tecidos do corpo, incluindo os músculos. Seus minerais como cálcio, magnésio e fósforo, em conjunto são importantes para manutenção da saúde dos ossos. Para produção de várias enzimas e responsável pelo bom funcionamento da memória, tem o zinco. Tudo isso com menos de um grama de gordura em 100g de carne”.

Como a receita acompanha vegetais, a nutricionista ainda reforça “que as fibras desses alimentos, ajudam a reduzir a velocidade com que os carboidratos da massa são absorvidos. Por isso, esse prato tão tradicional pode fazer parte de uma alimentação saudável”. Pode ser servido como único, acompanhando salada com folhas variadas, nos dias mais quentes, ou com arroz de coco e farofa de dendê, para uma refeição mais completa e com ares litorâneos.

A gente enche a boca d’água só de descrever. Olha como é simples! Veja a receita completa abaixo.

 

Como fazer Frigideira de Siri

 

Ingredientes:

500 g de siri catado

2 colheres de azeite de oliva

1 colher de margarina Puro Sabor

1 dente de alho bem picado

1 cebola picada

2 tomates picados

Meio pimentão vermelho ou amarelo

4 colheres de salsa e cebolinha picadas

100 ml de leite de coco

2 colheres de sopa de farinha de trigo Finna Tipo I (sem fermento)

Meia caixa de creme de leite

6 ovos

 

Modo de Preparo:

Passo 1 – Refogar alho e cebola em azeite e margarina. Acrescentar tomate e pimentão e cozinhar um pouco, até que amoleça o pimentão. Juntar o siri e o leite de coco e deixar ferver por uns 5 minutos. Adicionar a farinha e cheiro verde e deixar secar um pouco a mistura. Reservar até que fique frio.

 

Passo 2 – Separar claras e gemas. Bater claras em neve, até formar picos firmes. Misturar gemas aos poucos, batendo com a batedeira. Acrescentar o creme de leite, misturando lentamente com espátula ou colher, para manter o aspecto aerado da mistura. Temperar com uma pitada de sal.

 

Passo 3 – Dividir a mistura de ovos em duas partes. Misturar uma delas ao recheio de siri. Untar uma forma refratária com margarina, colocar nela o siri com creme de ovos espalhar o restante deste creme por cima.

 

Passo 4 – Decorar o prato com rodelas de pimentões, tomate, cebola e levar ao forno preaquecido até que esteja dourado (mais ou menos 20 minutos)

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade