Literatura

Como escolher o melhor livro para seu bebê

A leitura infantil impulsiona o desenvolvimento, à medida que o pequeno tem contato com fotos, ilustrações, texturas, cores e formas, itens que geralmente estão presentes em um livro para bebê.

22/06/2017 às 09h01, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Se você acha que estimular a leitura infantil em bebês não traz nenhum resultado pelo fato de eles não entenderem as palavras, está completamente enganado. A leitura infantil impulsiona o desenvolvimento, à medida que o pequeno tem contato com fotos, ilustrações, texturas, cores e formas, itens que geralmente estão presentes em um livro para bebê.

Lembre-se: o objetivo não é que ele entenda o texto. Com o tempo ele será capaz até de repetir palavras, mas a principal finalidade é o desenvolvimento social e psicológico do bebê. Ele também irá exercitar vários sentidos ao olhar, tocar e interagir com os livros. O desenvolvimento emocional é outro aspecto muito importante que pode ser contemplado entre os benefícios da leitura infantil. Quando os pais forem ler para os filhos, é importante que o façam de forma expressiva e enfatizando as palavras. Dessa forma, o bebê será capaz de perceber as nuances, os sentimentos e as emoções transmitidos pela voz.

Explicado os benefícios, fica a dúvida: como escolher o melhor livro para o bebê? Para crianças muito pequenas, o ideal é investir em livros de pano ou de plástico. Além de serem mais fáceis de manusear, os bebês frequentemente levam objetos à boca e mordem. Esses tipos de material também impedem que o livro seja rasgado, o que aconteceria caso ele fosse de papel. Prefira livros pequenos, porque, dessa forma, o bebê vai conseguir segurá-los sozinho.

Crianças, sobretudo nessa idade, são muito visuais. A interação com ilustrações é essencial para estimular o desenvolvimento do bebê, ajudá-lo a conhecer formas, objetos, partes do corpo humano e o mundo que o cerca. Portanto, procure livros com muitas imagens nos primeiros meses de vida, porque elas também são capazes de chamar a atenção dos bebês e despertar a curiosidade.

Para estimular ainda mais o desenvolvimento, dialogue com a criança e interaja com ela. Pegue esses livros com ilustrações, aponte na imagem o que aparece e diga o nome para ela. Mostre rostos de crianças e ensine partes do corpo, indique figuras de animais e tudo o que puder.

No Blog da Leiturinha, projeto que estimula o hábito da leitura infantil por meio de artigos, dicas e até mesmo a possibilidade de assinar um clube do livro, há recomendações de obras para os bebês. Luki e Seus Amigos, por exemplo, é um livro sonoro que emite o som dos animais. Interativo, ele faz com que o bebê desenvolva o sentido auditivo e visual.

Brinquedos Cantados, da Callis Editora, é um livro que tem brincadeiras em forma de músicas, o que colabora para o desenvolvimento da criatividade, da capacidade rítmica e da coordenação de movimentos. Já o livro Combinar, Encaixar e Brincar: Dia Agitado tem ilustrações vibrantes, textos e peças para encaixar.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade