Bahia

Especialista em sono, PRF e PM da Bahia promovem campanha nos pedágios

O objetivo é alertar sobre os perigos do sono ao volante, que causa 60% dos acidentes nas estradas

18/06/2017 às 08h30, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O São João está se aproximando e muita gente aproveita para viajar e curtir os festejos no interior. Se a ideia é ir de carro, a preparação para o passeio precisa ir além da revisão do veículo. Se o motorista tem algum distúrbio do sono, como apneia e insônia, ou não dormiu bem no dia anterior à viagem, é preciso ter muito cuidado: uma pesquisa da Associação Brasileira de Medicina e Tráfego aponta que 60% dos acidentes de trânsito são provocados por sono e cansaço. A Academia Brasileira de Neurologia alerta que 86,6% dos motoristas afirmam que já sentiram sono ao dirigir em estradas.

Por conta disso, a especialista em sono Kenya Felicíssimo, Delegada-Brasil da Associação Mundial de Medicina do Sono e professora de Mestrado da UFBA, promove uma campanha de conscientização nos pedágios, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar da Bahia. Ao longo da semana, serão distribuídos panfletos para os motoristas nas cabines, o tema será discutido durante as abordagens policiais e nas redes sociais.

“A qualidade do sono do motorista impacta diretamente na ocorrência de infrações. A privação de sono e alguns distúrbios, como ronco e apneia, provocam sonolência diurna, falta de atenção e alterações de humor. É preciso ficar atento aos sinais que o corpo dá, como bocejar de forma contínua, sentir olhos ou cabeça pesados, não se lembrar por onde acabou de passar”, esclarece Kenya Felicíssimo, que é pioneira em Odontologia do Sono na Bahia.

Ela explica que, assim como o excesso de velocidade, o consumo de álcool e o uso do celular, a sonolência é um comportamento de risco evitável ao volante. Nessas situações, o recomendado é parar em algum lugar, andar um pouco, lavar o rosto, ingerir água e café. “Se o sono persistir, o ideal é procurar um local seguro para descansar. Evite dirigir por um período muito longo, ingerir comidas pesadas, bebida alcoólica e o uso de substâncias estimulantes que mascarem o sono”, indica Kenya Felicíssimo.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade