Política

Temer fica, é diretas já ou eleição indireta?

Um lado diz que o mais democrático é o respeito pleno à Constituição, que prevê eleição indireta pelo Congresso. O outro diz que este Congresso apodreceu.

26/05/2017 às 15h43, Por Brenda Filho

Compartilhe essa notícia

Só há um consenso em Brasília: no caso de Temer cair, a solução deve ser democrática. E é só. Já a partir daí começam as divergências. Um lado diz que o mais democrático é o respeito pleno à Constituição, que prevê eleição indireta pelo Congresso. Eleição direta é rasgar a Constituição. O outro diz que este Congresso apodreceu, perdeu a legitimidade como representação popular, e mudar a Constituição para a convocação de eleições já seria o melhor para dar uma cara nova na cena política. Diz a senadora Lídice da Mata (PSB), defensora das diretas já, que em qualquer das alternativas demora-se no máximo um mês para estabelecer o rito. Sem acordo. Diretas já, assim como o Fora Temer, é palavra de ordem da esquerda desde que Dilma caiu, agora turbinada por outros segmentos, ou de insatisfeitos de sempre, como o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), e os que debandaram de Temer. Como se diz em Brasília, a esquerda se uniu e a direita se dividiu. Particularmente entendemos que a presente sujeira da República só se lava com voto popular. Mas no que vai dar, sabe lá Deus.

Defesa zero – A senadora Lídice da Mata diz que a maior prova de que Temer acabou é a de que no Congresso não aparece uma só voz para defendê-lo, ao menos publicamente. – Temer já não governa. Apenas tenta se manter, forçando o Congresso a aparentar um clima de normalidade que não existe.

Lúcio acredita – Mas o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB), amigo e aliado de Temer, e irmão de Geddel, admite que há dificuldades, mas acha possível Temer se manter até o fim do mandato: – Ele é como um gato, tem sete vidas. E só queimou uma. As informações são da coluna Tempo Presente, do A Tarde. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade