Política

Prefeito sanciona lei de enfrentamento a Aids em Feira

De acordo com a nova legislação, o Governo Municipal desenvolverá durante todos os anos, no mês de dezembro, ações com o foco na conscientização, prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas portadoras de DSTs.

24/05/2017 às 09h03, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O mês de dezembro passa a ser o período dedicado a intensificar ações de combate ao HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis no município de Feira de Santana. Na manhã de terça-feira (23), o prefeito José Ronaldo de Carvalho sancionou a lei N° 3.702, cujo projeto foi de autoria do vereador Luiz Ferreira Dias, o Luiz da Feira.

De acordo com a nova legislação, o Governo Municipal desenvolverá durante todos os anos, no mês de dezembro, ações com o foco na conscientização, prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas portadoras de DSTs.

A coordenadora do Centro Municipal de Referência DST/HIV/Aids, Vanessa Sampaio, afirma que o municipio já desenvolve ações de enfrentamento as DSTs, mas a partir da sanção do projeto de lei poderá desenvolver outras atividades e atender as exigências da ONU. “Vamos realizar testagem rápidas, palestras educativas além de outras atividades que privilegiam o público”, observou.

O vereador Luiz da Feira ressalta que a iniciativa visa atender um grupo que necessita de atenção especial do Poder Público Municipal, bem como chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Acompanharam o ato, o vice-prefeito Colbert Martins e os secretários Denise Mascarenhas (de Saúde) e Paulo Aquino (de Governo).

Dezembro Vermelho 

Com a sanção da nova lei, Feira de Santana passa a aderir oficialmente ao movimento Dezembro Vermelho, da ONU (Organização das Nações Unidas) . O ultimo mês do ano foi escolhido para representar a campanha, pois, o dia 1º de dezembro é o Dia Internacional de Luta Contra a Aids.

O Símbolo da campanha é um laço vermelho, que foi escolhido para lembrar o vermelho do sangue e da paixão. Levar o laço preso à roupa serve para mostrar o comprometimento e solidariedade. Essa campanha foi criada pela Visual Aids, em 1991, Nova Iorque. O Visual Aids era um grupo de artistas que queriam homenagear amigos que morreram ou tinham a doença.

A primeira vez que o laço vermelho apareceu na mídia foi em 1991, durante o prêmio Tony Awards, o símbolo da campanha foi usado pelo ator Jeremy Irons. Logo em seguida, muitas celebridades passaram a usar fita vermelha durante premiações, assim popularizando a campanha. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade