Lição de vida

Paciente renal que aguarda transplante compartilha rotina e esperança em redes sociais

Através das redes sociais, ela conta as dores de ser uma paciente renal e os altos e baixos de uma rotina à espera de um novo rim.

24/05/2017 às 08h05, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Uma vida que pulsa através de dois cateteres, passa por longas sessões em uma máquina de hemodiálise, mas que jamais perde a fé em Deus e a esperança na cura. Um exemplo de luta, superação e força que vem através de uma jovem de 24 anos com muitos sonhos, medos e dúvidas.

Esse é o resumo de quem é Camila Carvalho Coelho. Paciente renal desde os cinco anos de idade, que vem enfrentando longas batalhas e não perde vontade de viver. O sorriso largo no rosto ofusca suas marcas de agulha no corpo e sua história traz uma oportunidade de reflexão e redescoberta.

Através das redes sociais, ela conta as dores de ser uma paciente renal e os altos e baixos de uma rotina à espera de um novo rim.

Problemas renais desde a infância

A batalha de Camila começou ainda na barriga da mãe. Vinda através de uma gravidez de risco, desde bebê começou a apresentar muitos problemas de saúde. Não havia diagnóstico preciso e tudo era tratado como febre e garganta inflamada. Até que um dia, uma tia enfermeira falou na necessidade de investigação dos problemas de saúde da criança e então a família começou a procurar opiniões de especialistas.

“Quando minha mãe ficou grávida de mim já apresentava muitos problemas. Teve uma gravidez de risco, infecção urinária e ficou até o último momento fazendo tratamento. Eu já nasci com alguns problemas e sempre tinha febre, garganta inflamada e várias outras coisas. Um dia, uma tia minha desconfiou e então me levaram a um especialista. Com cinco anos foi descoberto um problema na bexiga e eu fiz a primeira cirurgia”, afirmou.

Refluxo vesicolateral era o nome do problema na bexiga de Camila. Segundo ela, é uma situação que acontece quando a urina vai para os rins. Após a cirurgia, a expectativa da família era que a criança voltasse a ter uma vida normal e tivesse a saúde restabelecida.

Puro engano e a confirmação que novos desafios estariam por vir. A cirurgia não foi bem sucedida e novos problemas vieram a comprometer os rins. Com sete anos, depois da separação dos pais, o quadro de saúde de Camila se agravou e os rins pararam de funcionar. Desde então a vida da jovem é dividida com uma máquina de hemodiálise.

“Com sete anos eu tive uma crise muito grave. Meus pais separaram e minha mãe tinha acabado de ter neném. Eu fiquei muito mal e passei quase um ano na UTI. Minha mãe se dividia comigo e meu irmão e aí veio a hemodiálise. Foi passado o primeiro catéter e eu fazia o tratamento em casa. Minha mãe fez um treinamento e era ela quem fazia o procedimento. Foi uma fase bem difícil e já com dez anos comecei a ter sérios problemas vasculares e o catéter infeccionou”, lembrou.

O transplante e a rejeição

Com os rins parados e vários problemas ósseos e vasculares, a indicação para o transplante de rim era certa. A mãe que sempre esteve ao lado da filha dando força e apoio não mediu esforços e foi a doadora. Aos 13 anos Camila recebia o novo rim.

Quatro anos se passaram e a rotina ia muito bem. Ela conseguia fazer suas atividades normais de uma adolescente e o quadro de saúde estava estabilizado.Tudo estava muito bem e tranquilo, quando mais uma notícia veio para abalar a família e saúde de Camila.

Os avós faleceram, o psicológico ficou muito abalado e para piorar a situação, o organismo rejeitava o novo rim. O medicamento no corpo para manter o transplante estava insuficiente e ai veio a rejeição. O rim doado parou de funcionar.

“Quem é transplantado precisa tomar medicamentos para não ter rejeição pelo resto da vida. Por questões burocráticas do governo, faltava a medicação e na época não tínhamos outros recursos para buscar. Também fiquei muito abalada com o falecimento dos meus avós e assim houve a rejeição”, contou.

Hemodiálise

Com a rejeição, Camila voltou a fazer hemodiálise. De lá pra cá, muita coisa aconteceu e muitos altos e baixos surgiram na vida da jovem. Problemas no tratamento ocasionaram água no pulmão, diversos internamentos, idas para UTI, trombose, problemas de coagulação, baixa de cálcio, cateterismo e também um abalo emocional muito grande. Ela conta que cada dia é uma nova história e tem dias que está bem melhor, em outros se sente muito mal e até pensa em desistir.

“Eu sempre tive muita dificuldade de acesso venoso. Há uns cinco anos eu fiz o implante de uma fístula e sempre faço a hemodiálise por ela. Não precisa furar em vários locais e assim facilita o tratamento. Eu faço hemodiálise três vezes por semana e o tratamento geralmente dura quatro horas. Eu só faço três porque eu não aguento mais do que isso”, explicou.

Na fila para o transplante

A espera durante o tratamento é acompanhada também da espera para o novo transplante de rim. Camila é a primeira paciente da fila e ainda não fez o procedimento porque está com o painel de anticorpos muito alto. Para receber o rim, ela precisa normalizar as taxas e mensalmente ela vai a Salvador duas vezes para tomar medicação para baixar os anticorpos.

“Não fiz o transplante ainda porque o meu painel de anticorpos está alto. Devido às transfusões e hemodiálise. Quando esse quadro estiver controlado, o primeiro rim que aparecer será meu”, comemorou.

Dificuldades e perdas pelo caminho

Ao contar a sua história, Camila se emociona ao falar das dificuldades e também algumas perdas que têm tido ao longo do tratamento. Vez ou outra faltam materiais, funcionários e até lanche e transporte para os pacientes que vêm de fora. Muitos amigos também encerraram a sua trajetória na Terra e cada perda traz uma mistura de medo, reflexão e saudade. Mas, para Camila um dos maiores desafios é justamente a instabilidade da saúde e não poder fazer planos a longo prazo.

“A maior dificuldade pra mim é não poder programar muita coisa. Não sei como vou acordar amanhã, se posso planejar um passeio ou uma viagem. Posso estar bem, ou talvez passe mal. A gente nunca sabe do dia de amanhã. Minha maior vontade é poder ter saúde, poder fazer minhas coisas normais, como sair, estudar e cursar uma faculdade”, salientou.

Apoio da mãe e muita fé

Para enfrentar tantas batalhas, Camila busca se sustentar na fé e também conta com o apoio da mãe que ela considera uma grande guerreira. Ela também busca se manter firme nas restrições, principalmente alimentares, e procura manter uma dieta controlada, evitando o sal e alimentos com potássio. Segundo ela, carambola, por exemplo, é uma fruta que o paciente renal não pode consumir de jeito nenhum. A fruta possui uma substância tóxica que pode ser muito prejudicial para o paciente.

“Minha mãe me apoia em tudo. Tanto na parte financeira como emocional. Minha mãe é uma guerreira. É minha amiga e me dá muita força para continuar. Também tenho Deus, porque tudo me leva a desistir. Mas, aí vem Deus e fala: Não desista, você vai conseguir, sua cura vai chegar e assim eu vou lutando”, acrescentou.

O blog e as redes sociais

Como toda jovem, Camila gosta de conversar, sair com os amigos e também compartilhar seu dia a dia nas redes sociais. Ela também é muito vaidosa e adora estar maquiada, usando esmaltes e looks da moda. As selfies são sempre caprichadas e ao longo dos dias ela tem adquirido muitos seguidores com o blog e também o youtube. Com essa interação surgiram novos amigos e trocas de experiências com outros pacientes.

Batizado com o nome “Cara de Hoje”, o blog mostra que cada dia para o paciente renal é diferente. De acordo com Camila, cada dia ela acorda com uma cara, às vezes com um humor diferente e o objetivo é mostrar que entre tantas oscilações busca manter o equilíbrio e a esperança.

“O blog e o youtube vieram para me animar ainda mais. Melhoraram muito a minha autoestima. Tem muita gente que me acompanha, me incentiva e assim eu busco levar uma vida dentro da normalidade. Estou muito feliz com essa repercussão e meu maior sonho é agora compartilhar a nova etapa do transplante. Acredito e tenho muita fé em Deus que tudo dará certo”, ressaltou.

Na sala de hemodiálise

Enquanto o sangue é filtrado, as três horas de tratamento passam mais rápido e são mais divertidas na companhia dos amigos que também são pacientes. A conversa corre solta com Daniel, Ângela, Seu Armando e Dona Maria. São muitas brincadeiras e histórias que animam as tardes da hemodiálise. Os funcionários da clínica e a equipe médica também são muito receptivos e atenciosos e todos já se tornaram uma grande família. Para Camila, o carinho e atenção são fundamentais para o tratamento e ainda é preciso mais ações nesse sentido voltadas para os pacientes.

Muitos acabam tendo depressão e esse suporte emocional é de extrema importância.
“Aqui somos uma grande família. Quando há uma perda abala com todos, quando acontece algum problema e um paciente não vem já ficamos preocupados. Somos solidários uns com os outros e vivemos todos na mesma expectativa e na luta pela saúde”, disse.

Campanha para Doação de Órgãos

Uma das grandes bandeiras levantadas por Camila é o incentivo à doação de órgãos e a possibilidade de salvar vidas. Ela faz campanha nas redes sociais com esse objetivo e busca sensibilizar os seus seguidores sobre esse gesto de amor. Além disso, ela também divulga informações sobre a doença renal para também diminuir o preconceito e muitos questionamentos que as pessoas fazem por falta de esclarecimento.

“Sempre me perguntam: você vai tomar sangue de quê? Essa doença pega? Existe muita falta de informação e é importante quebrar isso e incentivar as pessoas à doação de órgãos”, finalizou.

Para fazer parte da rede de amigos de Camila Carvalho Coelho e acompanhar as suas histórias siga o Blog Cara de Hoje no Instagram: @caradehoje.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Rua Antônio Carvalho

Feira de Santana

Moradores do bairro Caseb reclamam de odor e buracos devido a esgoto

Mariana Barbosa, que reside na Rua Antônio de Carvalho disse que o esgoto é oriundo de um condomínio das imediações....

28/03/2024 às 10h30

Terminal rodoviário de feira de santana foto

Feira de Santana

Terminal Rodoviário de Feira de Santana registra movimento intenso às vésperas do feriado

Segundo a ViaBahia, a BR-324, que liga Feira a Salvador, deve receber um aumento de 11,5% no fluxo de veículos...

28/03/2024 às 09h45

Galpão de Peixes

Feira de Santana

Galpão de peixes no Centro de Abastecimento amanhece com filas nesta Quinta-feira Santa

Além dos peixes, outros produtos comercializados no Centro de Abastecimento, à exemplo do quiabo, estão com uma grande procura.

28/03/2024 às 09h25

Estudantes de Exatas

Representação Feminina

Estudante da Uefs conta os principais desafios na igualdade de gênero em Cursos de Ciências Exatas

Natural do município de Governador Mangabeira, a jovem de 23 anos já idealiza seu futuro acadêmico através do seu curso...

28/03/2024 às 06h37

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Após diálogo com a prefeitura e gestão

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Deu-se um prazo para que o atendimento à pauta de reivindicação seja definido até o dia 14 de abril.

27/03/2024 às 21h18

image

Rádio acorda cidade