Economia

Com o aumento do gás, veja dicas de como economizar em casa

Confira algumas dicas que vão ajudar a otimizar o uso do GLP.

23/05/2017 às 09h10, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Comida quentinha, quitutes para vender e outras delícias da cozinha têm algo em comum: a necessidade do uso do fogão a gás. E o gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha, deve ter um aumento significativo nos próximos tempos.

 

Isso porque a Petrobras anunciou um reajuste de 9,8% no preço, o que deixa o botijão 3,1% mais caro para o consumidor final. A empresa detém quase 100% do abastecimento nacional e decidiu reduzir o subsídio destinado ao produto. O último reajuste aconteceu em setembro de 2015.

Dessa forma, o consumidor vai ter de pagar a conta – literalmente. E o que fazer nesse caso? Diante de uma crise econômica e de um custo de vida cada vez mais alto, cabe a cada pessoa criar estratégias para economizar. Confira algumas dicas que vão ajudar a otimizar o uso do GLP – para a surpresa ficar apenas na mesa, e não na conta do fim do mês.

1- De olho na compra
Não adianta tentar economizar na hora da compra do botijão de gás com fornecedores que não sejam autorizados para atuar na área. Isso pode resultar em sérios riscos para a segurança da sua família. Além disso, sempre observe se o botijão está amassado ou com algum dano aparente – e recuse o produto em caso positivo. Esses detalhes podem afetar a segurança e o uso otimizado do gás de cozinha.

2- Tampa no lugar
Quem tem certa habilidade na cozinha já sabe: manter a tampa da panela no lugar acelera o processo de cozimento. Além do tempo economizado, agora essa redução também vai parar no bolso do consumidor. Com a preservação do calor interno no recipiente, é possível finalizar o tempo de preparo com a chama já desligada. Assim, o alimento fica cozido na medida certa sem causar prejuízos.

3- Capacidade plena
Na hora de levar algum alimento ao forno, aproveite o espaço plenamente. Coloque vários recipientes de forma a preenchê-lo. Além disso, indica-se deixar a porta sempre fechada para manter a temperatura interna. Dessa forma, os alimentos assam mais rápido e você economiza mais no gás.

4- Pressão a seu favor
O uso da panela de pressão no dia a dia é uma ótima alternativa para reduzir o tempo de preparo dos alimentos e economizar no gás. Muitos iniciantes na cozinha têm receio de usar o produto por conta de uma possível explosão, mas isso só acontece se a panela estiver danificada, sem os arremates de segurança ou com sujeira que impeça a saída de ar da válvula superior. Vale investir em um modelo de marca reconhecida para poder economizar com o gás em longo prazo.

5- De molho
Alguns hábitos nunca deixam de ser eficientes, e esse é o caso de colocar os alimentos de molho. Para cozinhar o feijão, por exemplo, deixar os grãos de molho e depois utilizar a panela de pressão gera economia de muitas horas de gás.

6- Fique atento à chama
A chama precisa estar sempre azulada. Outras cores podem indicar que o seu fogão está desregulado, o que afeta o uso do gás e resulta em mais gastos. Por isso, mantenha sempre seu eletrodoméstico em dia.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade