Bahia

Turismo cultural é uma das preferências de visitantes na Bahia

Até domingo (21), baianos e turistas podem curtir a 15ª Semana Nacional de Museus, em diversos centros culturais.

19/05/2017 às 09h40, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O turismo cultural está entre as preferências dos visitantes na Bahia. É o segmento que atrai cada vez mais o interesse de turistas nacionais e internacionais. A estes amantes da história e da cultura, a Bahia oferece alternativas que tornam as viagens culturais ainda mais completas, com uma programação especial em museus de Salvador.

Até domingo (21), baianos e turistas podem curtir a 15ª Semana Nacional de Museus, em diversos centros culturais. O roteiro inclui visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, dentre outras atividades, contribuindo para fortalecer a oitava colocação do Brasil em recursos culturais em um ranking de 141 países.

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a iniciativa comemora o Dia Internacional de Museus, celebrado na quinta-feira (18), e se junta, como opção de entretenimento, aos diversos atrativos naturais e históricos que a capital baiana oferece.

Três exposições simultâneas entraram em cartaz no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), na Avenida Contorno, na quinta-feira. “Elas” expõem recortes do próprio acervo cujo tema é a mulher. A Capela recebe os trabalhos da fotógrafa Rose Nascimento em “Eles por Ela”, no qual o público confere 23 imagens de seis modelos masculinos abordando questões como o nu artístico, beleza e gênero. Na Galeria dos Novos, fotografias de 58 profissionais e amadores com foco na natureza, na mostra “Natureza que Aflora”. A visitação começa nesta sexta-feira (19), das 13h às 17h, gratuitamente.

O Palacete das Artes, na Graça, contempla uma programação com exposições, cinema, bazar de cerâmica e atividades literárias. Com o tema “O Julgamento no Cinema”, o museu exibirá os filmes “12 homens e uma sentença” nesta sexta-feira, às 17h, e “O Sol é para todos”, na quarta-feira (24), às 17h. De 15 a 21, no horário de funcionamento do museu, o bazar de cerâmica, com trabalhos produzidos na sala de oficina em cerâmica do museu.

Na tarde de sábado (20) projeto “Sarauzinho Retrô”, com brincadeiras e atividades manuais para entreter as crianças e ajudar no desenvolvimento infantil. O encontro terá a participação do artista plástico Menelaw Sete. O museu, que funciona de terça a sexta-feira, das 13h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h, também apresenta uma série de exposições com temas variados.

Na programação do Museu Geológico da Bahia, no Corredor da Vitória, exposição “Pepita de Fogo: o cangaço e seu tempo colorizados”, até domingo (21/5), das 13 às 17h30; reflexões sobre o tema da semana de museus, às 14h30, nesta quinta-feira (18/5); filme (O aniversário de Pingo), 14h, e show musical (Grupo Infantil de Metais do Programa Neojiba), às 15h30, nesta sexta-feira (19/5). O museu funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e abre neste final de semana.

Com a temática “Objetos representativos das memórias”, o Museu Tempostal, no Pelourinho, exibe vídeo do projeto ‘Você Sabia?’, buscando o aprofundamento na história da cidade a partir do Centro Antigo. A exibição é aberta aos visitantes durante o horário de visitação, de terça a sexta-feira, das 13h às 17h. No fim de semana (20/5 – sábado e 21/5 – domingo), das 13 às 17h.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade