Educação

Estudante de Geografia da Uefs publica artigo em revista científica em Portugal

O artigo foi resultado do seu projeto de Iniciação Tecnológica (Pibit/Cnpq) que foi premiado como melhor trabalho no Seminário de Iniciação Científica (XIX Semic) em 2015.

17/05/2017 às 11h18, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A aluna Cândida Caroline S. de S. Leite, estudante do curso de bacharelado em Geografia da Uefs teve um artigo incluído na edição mais recente da Revista Territorium, publicada pela Universidade de Coimbra, Portugal.

O artigo foi resultado do seu projeto de Iniciação Tecnológica (Pibit/Cnpq) que foi premiado como melhor trabalho no Seminário de Iniciação Científica (XIX Semic) em 2015, e que, além disso, representou a Uefs na Jornada Nacional de Iniciação Científica que ocorreu em 2016, durante a Reunião da SBPC.

O trabalho teve por objetivo avaliar as áreas ocupadas pela samambaia Dicranopteris flexuosa no Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), entre os anos de 2002 e 2014, utilizando técnicas de Sensoriamento Remoto e algoritmos de Redes Neurais. Uma parceria importante para o desenvolvimento do projeto foi o ICMBio (Instituto Chico Mendes), gestor do PNCD, com informações e ajuda em campo.

A aluna faz parte do grupo de pesquisa GPSIG e Labespectro (Laboratório de Espectrorradiometria), vinculados ao Programa de Pós Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Meio Ambiente (PPGM), sendo orientada pelo Prof. Washington Franca Rocha, da Geociências/Dexa e docente permanente do PPGM. Colaboraram ainda na construção do artigo a Mestre em Ciências Ambientais pelo PPGM, Sarah Moura, que foi também intercambista em Portugal pela Uefs e o Prof. Visitante Rodrigo Vasconcelos, vinculado ao PPGM e bolsista PNPD/Capes.

Em tempo que congratula a acadêmica e seu orientador, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Uefs chama a atenção de toda a comunidade acadêmica da importância dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica na formação acadêmica e profissional dos alunos de graduação, e do trabalho das Comissões de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica na seleção, eleição e premiação dos trabalhos conduzidos pelos acadêmicos e seus orientadores.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade