Feira de Santana

Empresa irá investir mais de R$ 100 mi em nova iluminação pública de Feira

De acordo com o prefeito José Ronaldo, a empresa vencedora do processo licitatório irá explorar o serviço durante 35 anos, por meio de uma concessão administrativa.

16/05/2017 às 11h24, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O prefeito José Ronaldo de Carvalho autorizou ontem (15) o Departamento de Licitação e Contratos da prefeitura a abrir o processo licitatório internacional para definir a empresa que irá realizar a implantação de uma nova tecnologia na iluminação pública de Feira de Santana, com a substituição das atuais lâmpadas tradicionais por lâmpadas de LED (Light Emitter Diode).

De acordo com o prefeito José Ronaldo, a empresa vencedora do processo irá explorar o serviço durante 35 anos, por meio de uma concessão administrativa. O investimento, segundo ele, é de mais de 130 milhões de reais e a implantação das novas lâmpadas será feita em três anos.

“É uma concorrência internacional que nós estamos abrindo. A empresa vencedora é que custeia isso e ao longo de 35 anos irá explorar o sistema. A qualidade da iluminação é semelhante à que tem no túnel da Avenida Maria Quitéria com a Getúlio Vargas, o que quer dizer que muda radicalmente o sistema de iluminação pública de Feira de Santana”, informou o prefeito José Ronaldo.

Segundo o prefeito, serão substituídos 52.085 pontos de energia em toda a cidade. Ele afirma que o sistema é não poluente e menos agressivo à visão. Outro benefício é o descarte, que é ambientalmente correto.

“É sem dúvida uma mudança extraordinária. Espero que esse processo licitatório transcorra em paz e que participem o maior número de empresas possível do mundo afora e que vença aquela que der a melhor condição para a prefeitura. Muitas mãos trabalharam nesse processo. A Secretaria de Planejamento, a Agência Reguladora, a Secretaria de Serviços Públicos, o Departamento de Licitações, a Controladoria Geral do Município, Técnicos Especialistas, que durante três anos trabalharam, conseguimos concluir e estamos publicando essa licitação”, declarou o prefeito.

Conforme José Ronaldo, as lâmpadas de LED terão uma garantia de dez anos, e necessitem ser trocadas, a empresa fará a troca. Ele explicou que no primeiro ano, a cidade será contemplada com 25% do serviço. No segundo ano, 50% e no terceiro o trabalho de substituição das lâmpadas alcançará os 100%. O prefeito falou também como a concessionária irá lucrar com o serviço.

“A empresa irá lucrar com a economia da energia. Nós levamos três anos estudando isso. Nesses 35 anos a empresa poderá tirar os investimentos, que são altos. Serão mais de 100 milhões de reais. E as luminárias têm 10 anos de garantia. A empresa vai lucrar com a vida longa das luminárias, a diminuição do consumo ao longo do tempo, e vai recebendo através da TIP (Taxa de Iluminação Pública). Isso tudo é medido rigorosamente pela Coelba e acompanhada pela prefeitura. A empresa vai ganhar do que a prefeitura iria gastar ao longo dos anos”, detalhou.

Com informações e fotos do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade