Feira de Santana

Assistentes sociais destacam a importância da profissão e a necessidade de concurso público para a área

O mercado de trabalho se apresenta para a categoria através da atuação em conselhos de assistência social como CRAS e CREAS, em políclinica, hospitais, ONGs e órgãos públicos.

15/05/2017 às 12h36, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

No dia 15 de maio comemora-se o Dia do Assistente Social. Segundo a assistente social Lídia Casaes, esse tipo de profissional está presente em várias instituições e vem tendo grande aceitação. Ela comenta que a demanda tem aumentado em virtude de políticas públicas e projetos sociais. O assistente social é o profissional que trabalha associado a outros profissionais da área de saúde e educação e tem o papel de orientar a população sobre os seus direitos e formas de acessá-los.

Ela pontua que o mercado de trabalho se apresenta para a categoria através da atuação em conselhos de assistência social como CRAS e CREAS, em políclinica, hospitais, ONGs, órgãos públicos, mas que é preciso expandi-lo com a realização de concurso público para a área

“A gente precisa de mais concurso. A previdência fez um grande concurso, mas precisamos de mais espaços para atuar. Temos uma visibilidade junto aos grupos sociais, porque percebemos e temos uma visão de todo o contexto e motivo de situações de vulnerabilidade social. Nosso papel é orientar a população sobre os seus direitos”, afirmou.

Ana Pompeia que também trabalha como assistente social conta que está satisfeita com a profissão e defende a necessidade de realização de mais concursos públicos. Para ela, o profissional deve exercer o seu trabalho conforme fez o juramento na formatura.

“Vemos muitas pessoas trabalhando no esquema de apadrinhamento. Isso não é legal para o profissional. Ele deve honrar o que jurou durante a formatura”, salientou.

A carga horária de trabalho semanal de um assistente social pode variar entre 20h e 30h e de acordo o secretário de desenvolvimento social de Feira de Santana, Ildes Ferreira, atuam na secretaria mais de cem profissionais. Eles estão distribuídos dos CRAS e CREAS e cada equipamento público tem uma equipe de três assistentes sociais.

“Eles são fundamentais e é um trabalho muito importante do ponto de vista da prática. Aplaudimos, comemoramos e confraternizamos essa data junto com eles”, finalizou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade