Educação

Senai oferece 450 bolsas integrais para cursos técnicos da instituição

As aulas terão início no dia 31 de julho.

05/05/2017 às 15h18, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com as inscrições abertas, até o dia 20 de junho, para os cursos técnicos da instituição do semestre 2017.2. As aulas terão início no dia 31 de julho. Além dos cursos pagos, o Senai está ofertando também 450 bolsas integrais. Para concorrer, os interessados devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre os anos de 2012 e 2016, e obtido média igual ou superior a 550.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site www.tecnicosenai.com.br, tanto para os cursos presenciais como EaD.

Estão sendo ofertados cursos para Técnico em Alimentos (1ª turma), Eletromecânica, Eletrotécnica, Logística, Manutenção Automotiva, Mecânica, Mecatrônica, Mineração e Segurança do Trabalho. Além dos cursos à distância para Técnico em Automação Industrial e Rede de Computadores, com aulas presenciais aos sábados.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a analista do núcleo de carreira do Senai, Luciana Rocha, falou sobre alguns cursos ofertados pela instituição próximo semestre, como o novo curso para Técnico em Alimentos. 

De acordo com Luciana Rocha, o curso é voltado para pessoas interessadas em trabalhar com fabricação de alimentos industrializados, como embutidos, laticínios, pães, massas, biscoitos, doces industrializados, rações, entre outros. “Na Bahia, de acordo com o guia das indústrias, existem quatro mil indústrias cadastradas pela Federação Industrial do Estado da Bahia (Fieb), e dessas 640 são da área de alimentos, sendo que 80 estão em Feira de Santana”, informou.

Outro curso destacado por ela foi de Técnico em Mineração. “A Bahia nas últimas três décadas foi o estado mais procurado pelas indústrias no seguimento de minérios. Nós temos uma média de 340 empresas na área de mineração. Dentre essas, cinco são multinacionais. O estado tem uma grande variedade de minerais. São mais de quarenta tipos de minérios em solo baiano, entre ferro, níquel, ouro, bauchita. Então é um setor amplo para ser explorado”, afirmou.

Segundo a professora do curso de mineração do Senai, Roberta Pereira, a área de atuação é bastante vasta, porque o profissional não só irá fiscalizar, como também coordenar todo o controle da mineração. Estará apto também a trabalhar na área de pesquisa mineral, desmonte, tratamento de minérios, laboratórios e minero dutos.

“Existem muitas mineradoras na Bahia, entre elas a Bahia Mineração, com a exploração de ferro, no Projeto Pedra de Ferro, em Caitité; a Mina Braúna, com exploração de diamantes, em Nordestina, e em Feira de Santana, temos também a São Francisco e a Pedreira Rio Branco, ambas com produção de britas e agregados”, exemplificou.

O analista técnico de mineração Hermeson Oliveira salientou que atualmente a Bahia é um lugar onde tem se descoberto algumas reservas especiais.

“O estado hoje abriga a mina primária da produção de diamantes da América latina, que é a Mina Lípare, de Braúna, na cidade de Nordestina. Das Américas, hoje a América do Sul abriga essa mina, que é na Bahia. O granito azul, que é também uma especiaria própria da Bahia, não é produzido em nenhum outro lugar do Brasil e está mais para a região sudeste da Bahia”, acrescentou.

Mais informações sobre os cursos técnicos ofertados pelo Senai podem ser obtidas através do telefone 75. 3229-9112.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade