Feira de Santana

Pacientes com anemia falciforme vão ser atendidos com terapias integrativas

A coordenadora do programa de Anemia Falciforme, enfermeira Luciana Brito, destaca a importância dessa parceria entre a Uefs e a Secretaria de Saúde.

28/04/2017 às 11h27, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz e Ney Silva

Pacientes que têm anemia falciforme e que são cadastrados pela Secretaria Municipal de Saúde vão contar com um novo serviço. Numa parceria entre a Prefeitura e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), um programa está sendo instalado no serviço de anemia falciforme na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cidade Nova, para atender os pacientes.

(Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade)

A doutora em enfermagem da Uefs, Aline Xavier, explica o projeto de extensão e pesquisa é vinculado à pró-reitoria de extensão da universidade e tem vários objetivos, desde capacitar profissionais, estudantes da área de saúde, como também implantar práticas integrativas e complementares para as pessoas com doença facilforme.

“Nesse momento, em parceria, Uefs e Secretaria Municipal de Saúde estão tentando levantar os diagnósticos através de um processo de enfermagem e tentando trabalhar as terapias com essas pessoas, como a cromoterapia, musicoterapia e também a acumputura”, informou a enfermeira.

Segundo ela, no primeiro momento os profissionais do serviço e da rede serão capacitados para tentar quebrar alguns paradigmas em relação às terapias complementares e as práticas integrativas. “O objetivo é integrar uma terapia tradicional com as complementares. A equipe multiprofissional deve ter uma abordagem holística da pessoa com doença falciforme”, ressaltou.

(Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade)

A coordenadora do programa de Anemia Falciforme, enfermeira Luciana Brito, destaca a importância dessa parceria entre a Uefs e a Secretaria de Saúde.

“É de fundamental importância essa parceria entre a secretaria e a Uefs, porque o que nós queremos é levar uma melhor qualidade de vida ao paciente, tirar o foco de fazer o curativo e atendê-lo de uma forma holística, compreendendo a dor e o estado em que está”, disse.

Ela afirma que a sala onde ocorrerá o serviço já está pronta e foi feita a inauguração. “Estamos com o intuito de capacitar os enfermeiros, os técnicos de enfermagem, os estudantes da universidade, que vão estar aqui para fazer esse trabalho, para atender melhor o paciente com doença falciforme que tem lesões crônicas nos membros inferiores”.
  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade