Feira de Santana

Reunião debate segurança pública em distritos de Feira de Santana

Um dos vereadores a tomar iniciativa para que esta reunião fosse realizada, foi o edil Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM), devido ao alto índice de violência e assaltos crescentes nas regiões.

27/04/2017 às 15h39, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O pátio da Escola Municipal Rosa Maria Esperidião Leite, no distrito de Matinha, na noite de quarta-feira (26), ficou lotado de moradores dos distritos de Jaíba, Matinha e Tiquaruçu, que foram debater com às autoridades civis, militares, estaduais e municipais, ações que aumentem a segurança nas localidades referidas. Um dos vereadores a tomar iniciativa para que esta reunião fosse realizada, foi o edil Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM), devido ao alto índice de violência e assaltos crescentes nas regiões.

O vereador Lulinha fez a abertura da audiência. “O motivo da reunião é debater sobre a questão da violência que se alastra nos três distritos. Estão aqui as autoridades constituídas e as comunidades para ouvirem das entidades o que pode ser feito para tentar reduzir o índice de violência, que cada dia que passa vem sendo rotineira para os moradores das comunidades. O povo clama por segurança, não quer nada mais além de seu direito de ir e vir, com tranquilidade de poder transitar e não ver seus bens sendo levados”, apelou o edil.

Logo após foi a vez das autoridades se pronunciarem, um dos assuntos colocados pelo coordenador da 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), João Rodrigo Uzzum, foram os registros dos boletins de ocorrências. “O cidadão não querer registrar a queixa, seja por ter medo de denunciar ou pela distância. Então, a principal ferramenta para diminuir a violência é a parceria da população com a polícia. Temos as ferramentas e plataformas disponíveis como Disque Denúncia, Whatsapp, redes sociais”, disse Uzzum.

Em seguida, o coronel Adelmário Xavier, comandante do Policiamento da Regional Leste (CPRL), abordou sobre a importância da aproximação entre a população e a PM e garantiu que as viaturas destinadas para os distritos ficarão nas localidades, exceto quando houver a necessidade de abastecimento de combustíveis, e afirmou que se a comunicação com a Polícia Militar for direta, o resultado vem primeiro. “É necessário que a sociedade esteja mais próxima da gente e confiar mais em nosso trabalho”, disse Xavier.

Na base do diálogo os moradores presentes apresentaram suas insatisfações e os principais problemas ligados à violência. O cantor do grupo Quixabeira da Matinha e presidente da Associação Cultural Coleirinho da Bahia (ACCB), Guda Moreno, morador do distrito de Matinha, fez uma sugestão. “Acredito que a ideia de construir bases policiais na Matinha será muito importante, porém é necessário união de forças entre deputados, vereadores e a população, e vou além, sugiro ainda a criação de escolas estaduais para evitar que nossas crianças e adolescentes saiam dos seus distritos para estudarem fora” sugeriu.

Os administradores do distrito de Tiquaruçu, Ivonilson Fernandes, mais conhecido como Lica e Miguel Ferreira, conhecido como Miguelzinho do distrito de Jaíba, se pronunciaram solicitando da Polícia Militar a viabilização das motos patrulhas, assim ajudando no policiamento local. Em resposta, o coronel Adelmário Xavier, informou que analisará a possibilidade da sugestão feita pelos os administradores.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade