Feira de Santana

Jovem é preso após vítima rastrear celular e acionar a PM em Feira de Santana

Segundo a polícia, a prisão ocorreu na quadra poliesportiva do conjunto Feira IV após a vítima informar o local identificado no sistema de rastreamento.

23/04/2017 às 10h41, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Uma vítima de assalto conseguiu recapturar o celular após rastrear o aparelho e acionar a Polícia Militar de Feira de Santana. O celular estava com um jovem de 22 anos, que não soube explicar a procedência, e foi preso por volta das 08h de sexta-feira (21), por policiais da Base Comunitária da Rua Nova.

Segundo a polícia, a prisão ocorreu na quadra poliesportiva do conjunto Feira IV após a vítima informar o local identificado no sistema de rastreamento. O suspeito e o aparelho apreendido, bem como a vítima, que apresentou a nota fiscal do produto, foram conduzidos para a central de flagrantes, no Complexo de Delegacias de Feira de Santana, para adoção das medidas cabíveis.

A Polícia Militar faz um alerta para as pessoas orientando sempre a desconfiar da venda de produtos com valor abaixo do preço de mercado ou de procedência duvidosa, uma vez que ao adquirirem produtos sob essas condições, podem ser enquadradas pelo crime de receptação, fomentando os crimes de furtos e roubos.

Como rastrear seu celular

Através do site Minha Conta, os smartphones com o sistema operacional do Google podem ser localizados. Basta acessar o link "encontre meu telefone" (acesse aqui) e ao entrar com login e senha serão exibidos os aparelhos vinculados aquela conta do Google. No mesmo site também é possível bloquear o celular e exibir uma mensagem para quem estiver com o aparelho. Fazendo isso, a única opção de quem está com o celular perdido ou roubado é ligar para um número adicional registrado pelo dono do celular.

Os donos de iPhone precisam estar logados no iCloud para rastrear o celular através da opção Find My Phone (localize meu telefone). Fazendo isso, além de poder bloquear o aparelho e enviar uma mensagem com um número para entrar em contato, o proprietário poderá saber a posição do aparelho em um mapa. O iCloud é um serviço de armazenamento na nuvem da Apple.

Bloqueio de celular

Também é possível bloquear o aparelho através do Imei (International Mobile Equipment Identity, que em português significa “Identificação Internacional de Equipamento Móvel). O número pode ser obtido digitando o código universal *#06# no aparelho, e também na bateria original do celular ainda em mãos do proprietário. 

Outra forma de desbloqueio é ligando para a operadora ou em delegacias de alguns estados, como a Bahia, que já possui esse serviço. Neste caso, segundo a Secretaria de Segurança Pública, “o usuário precisa registrar queixa para, automaticamente, o celular ser incluído em uma lista que contém aparelhos roubados, extraviados ou perdidos tanto em território nacional como em 44 outros países. No caso de aparelhos com dois chips, o ideal é informar o número das linhas às duas operadoras”.

Foi disponibilizada, na internet, uma página na qual é possível saber se os identificadores Imei estão bloqueados. A consulta pode ser feita pelo site www.consultaaparelhoimpedido.com.br.

 Leia também: Aumenta o número de estados participantes do Cadastro de celulares roubados

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade