Educação

Educadores discutem certificação para Ensinos Fundamental e Médio

O objetivo é discutir a política de certificação do Estado, socializar avanços do Sistema CPA Online e orientar a elaboração de itens – questões das avaliações - que irão constituir e formar o banco estadual de itens do CPA.

19/04/2017 às 12h31, Por Maylla Nunes

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Professores da rede estadual, que atuam nas Comissões Permanentes de Avaliação (CPA) – responsáveis pela aplicação dos exames de certificação para os Ensinos Fundamental e Médio, além de coordenadores pedagógicos e revisores que atuam nas CPA – participam da III Oficina Pedagógica para a Elaboração de Itens das Comissões. O evento começou na terça-feira (18) e segue até esta quarta (19), no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Saúde do Centro Baiano, em Feira de Santana, na região centro norte do estado.

O objetivo é discutir a política de certificação do Estado, socializar avanços do Sistema CPA Online e orientar a elaboração de itens – questões das avaliações – que irão constituir e formar o banco estadual de itens do CPA. A ideia é padronizar as provas, a partir de parâmetros nacionais de elaboração de itens, conforme explica a coordenadora do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria da Educação do Estado, Rita de Cássia Oliveira.

“Com isso, passaremos a rodar provas padronizadas para todo o estado, porque, atualmente, cada CPA elabora suas questões. A partir dessa padronização, os itens passam a ser de um único banco. Isso vai gerar melhor qualidade nas questões elaboradas, riqueza no número e diversidade de itens, com uma série de possibilidades de criação de novas questões. Será um ganho que a gente vai ter com o banco estadual de itens. Além disso, o Sistema CPA Online será ampliado, otimizando o trabalho que a secretaria vem desenvolvendo nas comissões, para atender um maior número de candidatos, com maior qualidade e um tempo mais curto, no que diz respeito à certificação da Educação Básica", enfatiza a coordenadora.

Moema de Abreu, professora do Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão, em Ilhéus (sul), é uma das participantes do encontro e fala sobre a importância desta padronização dos itens e da otimização do sistema. “Este aperfeiçoamento no sistema irá facilitar bastante a vida do professor e do candidato que vai fazer a CPA. Será mais prático, porque sem sair de casa, o candidato pode acessar o sistema, fazer sua inscrição, ver sua nota, seu certificado e até solicitar atestado. É um ganho de tempo, principalmente, para quem reside distante da escola”.

De acordo com a coordenadora da Educação Básica, do Núcleo Territorial de Educação de Feira de Santana (NTE 19), Waleska Cordeiro de Lima, é pertinente a ideia de discutir os itens da CPA, pois é uma avaliação diferente da modalidade de aprendizado. “Discutir sobre a Educação de Jovens e Adultos é oportunizar a este público ir além. É dar uma nova chance a alguém que, por algum motivo, teve que interromper os estudos”.

Segundo Waleska, “este encontro é justamente para isso – subsidiar a elaboração dos itens e repensar de forma criteriosa a elaboração dessa prova, que não vai simplesmente avaliar uma unidade ou um semestre, mas avaliar um percurso, o que o indivíduo traz e o que ele formou durante sua vida e dos conteúdos das diversas disciplinas de acordo com a modalidade, sejam elas do Ensino Fundamental ou Médio”.
 

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