Bahia

Mais de 35 mil líderes de classe são eleitos nas escolas estaduais

Para exercerem as funções de líder e vice-líderes com mais propriedade, os jovens participarão de formações nas unidades escolares nos meses de maio, julho e setembro.

18/04/2017 às 16h48, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Mais de 35 mil líderes e vice-líderes de classe foram eleitos para representar os colegas junto à direção das escolas estaduais. O resultado da eleição, realizada de 10 a 13 de abril, foi divulgado, nesta terça-feira (18), pela Secretaria da Educação do Estado. O objetivo do pleito é promover o protagonismo estudantil, de modo que os eleitos possam contribuir para a gestão democrática e participativa nas unidades escolares, tendo como foco a representação dos interesses coletivos pela melhoria da Educação.

Para exercerem as funções de líder e vice-líderes com mais propriedade, os jovens participarão de formações nas unidades escolares nos meses de maio, julho e setembro. Na ocasião, eles serão instruídos sobre suas atribuições, demandas e atividades a serem realizadas. Dentre as atribuições do líder de classe, está a elaboração de um Plano de Ação, que contemple as necessidades da unidade escolar relativas à melhoria do processo de ensino e da aprendizagem.

Cabe aos líderes, também, contribuir para a manutenção do clima escolar colaborativo; estabelecer contato permanente com os demais líderes de classe para a troca de experiências e fazer proposições para melhorias do processo educativo. Além disso, eles também devem estimular o bom relacionamento da classe, através de diálogo e propor reuniões de interesse da classe.

Processo eleitoral – O processo eleitoral mobilizou estudantes em toda a Bahia. No Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim (Cetep), localizado em Macaúbas, no Centro-Sul baiano (686 km de Salvador), a eleição envolveu muita arte e cidadania. Além de eleger seus representantes, os estudantes participaram de um concurso para premiar as três urnas eleitorais mais criativas de cada turno. O tema trabalhado na confecção das urnas foi “cidadania e juventude” e os prêmios foram doces e livros.

A estudante Maria Aparecida Costa, 16, foi eleita líder de classe de uma das turmas do curso técnico em Vendas e também ajudou a customizar a urna da turma. “Fiquei muito surpresa com o resultado e, agora, vou buscar melhorias para o Cetep e ajudar os meus colegas no que for preciso. Na nossa urna, colamos imagens de estudantes de diferentes épocas e escrevemos a mensagem ‘Independente da época, exerça a sua função’ para chamar a atenção da comunidade escolar”, revela.

O vice-diretor pedagógico do Cetep Teotônio Ferreira, fala da importância dos líderes. “Eles impulsionam o trabalho que é desenvolvido, pois acompanham a gestão administrativa e pedagógica, participam de reuniões como as do Conselho de Classe e do Colegiado Escolar, nas quais compartilham ideias e opiniões”, destaca o gestor.

No Colégio Estadual Antônio Sérgio Carneiro, em Salvador, a participação dos estudantes na eleição também muito foi ativa. É o que conta a estudante e líder eleita, Sarajane Gonçalves dos Santos, do 8° ano. “É muito bom poder representar meus colegas, propor ideias que os motivem aos estudos e a terem uma boa convivência na escola”, afirma.

Keila Sousa, 17, do 2º ano do Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, localizado em Jacobina, no Centro Norte baiano (341 km de Salvador), já está pensando nas propostas que deverá colocar em prática. “Pretendo colaborar muito com os gestores da escola, participar de reuniões e das decisões a serem tomadas”, diz a estudante.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade