Saúde

Saiba a importância do sapato adequado na infância

O período da infância é crucial para a formação dos pés, afinal, é nesse período que começa a desenvolver a parte óssea e a cartilagem desse membro inferior.

10/04/2017 às 11h18, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Existem diferentes modelos de calçados infantis disponíveis no mercado. Porém, muito além do visual e da beleza, é fundamental que a escolha do sapato para os pequenos seja realizada com muito cuidado e atenção para preservar as necessidades da criança.

O período da infância é crucial para a formação dos pés, afinal, é nesse período que começa a desenvolver a parte óssea e a cartilagem desse membro inferior. Qualquer mudança nesse processo pode resultar em prejuízos que irão acompanhar a criança até a fase adulta. E entre os principais problemas, podemos destacar o Neuroma de Morton — uma lesão no nervo do pé —, joanetes, que são um tipo de calo na região externa do pé, além de complicações na coluna geradas por má formação.

Para evitar qualquer um desses problemas, é fundamental que a criança tenha um acompanhamento médico constante e, também, que utilize calçados que se ajustem ao que ela precisa.

Como escolher o calçado ideal
É importante saber que para cada fase da infância existem necessidades diferentes para a utilização do calçado. No momento em que ainda são bebês, não é indicado o uso de sapatinhos rígidos e que podem comprometer a formação dos pés. O mais indicado é que seja parecido com um par de meias: macio e leve.

Quando o pequeno começar a dar os primeiros passinhos, será necessário utilizar um calçado que o ajude a firmar os pés no chão e, por isso, começam a utilização de sapatos com solado de borracha.

Assim que vão crescendo e se desenvolvendo, as crianças tendem a querer escolher o próprio calçado, principalmente o tênis. Porém, os pais precisam acompanhar essas escolhas e priorizar sempre o conforto e a qualidade. O modelo de tênis adequado é aquele que possui um ajuste ideal, solado de borracha e amortecimento para não machucar o tornozelo e o joelho.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade