Saúde

Saiba quais são os cinco mitos nutricionais que você deve esquecer

Para seguir uma vida saudável sem 'paranoia', é importante saber que algumas 'verdades universais' não são tão verdadeiras assim

09/04/2017 às 10h00, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

No universo da alimentação saudável tem algumas informações que parecem verdades absolutas, mas que não passam de mitos. Então, para seguir uma vida saudável sem 'paranoia', é importante saber, por exemplo, que cortar o glúten não necessariamente melhora a saúde.

A questão do glutén é que, por estar presente em muitos alimentos calóricos, eliminá-lo virou sinônimo de emagrecimento. No entanto, o mais indicado para emagrecer, segundo a nutricionista Clarissa Fujiwara, é tentar melhorar a qualidade e a quantidade dos alimentos que está ingerindo. A dieta sem glúten é indicada somante para pacientes que possuem doença celíaca ou sensibilidade ao glúten.

Outro mito é de que os alimentos diets são mais saudáveis. Esse tipo de alimento é indicado para dietas específicas, como de pacientes com diabetes. O problema é que, em alguns casos, é adicionado ao produto uma maior quantidade de gordura, o que confere mais calorias e gorduras saturadas ao alimento, deixando-o com menos qualidade do que o tradicional.

Quem nunca comeu muito em um dia, saiu da dieta, e quis compensar comendo menos no dia seguinte? Funciona? Segundo a nutricionista, não é um hábito saudável para a rotina alimentar. O ideal é tentar respeitar os sinais de fome, terminando as refeições antes de chegar ao momento de se sentir estufada.

Dietas 'zero carb' estão na moda e são outro tópico que pode ser considerado mito. O carboidrato é tido como o vilão da alimentação, mas ele tem sim sua importância para o funcionamento do organismo, como a energética, por exemplo, e devem ser consumidos na quantidade adequada, assim como os demais nutrientes.

Por fim, tem a dieta detox, que ganhou fama por ser uma forma fácil de limpar as toxinas do corpo. No entanto, é importante ressaltar que a longo prazo, a restrição calórica e de nutrientes pode causar perda da massa magra, deficiências nutricionais e enfraquecimento de tecidos como cabelos e unhas.

Redação iBahia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade