Educação

Curso para psicopedagogos traz novas abordagens sobre a aprendizagem em Feira

Segundo a presidente do Sindicato Nacional dos Psicopedagogos, Jossandra Barbosa, a área vive um momento muito bom no mercado de trabalho.

08/04/2017 às 19h24, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz e Ney Silva

Foi realizado neste sábado (8) um curso de atualização para profissionais da área de psicopedagogia em Feira de Santana. O evento contou com participantes de várias cidade da Bahia e da presidente do Sindicato Nacional dos Psicopedagogos, Jossandra Barbosa.

A psicopedagoga Denilda Cerqueira, uma das organizadoras do curso, informou que o objetivo do evento foi trazer conhecimentos continuados para os profissionais de psicopedagogia. Ela disse que a divulgação do curso teve um alcançe muito grande através das redes sociais. “Tivemos contato com diversas pessoas e teve gente de Vitória da Conquista, Irecê, Ipirá, Itabuna, Camaçari, Ubaíra, Pernambuco, entre outras cidades”.

Denilda Cerqueira afirmou que em Feira de Santana a categoria já possui um sindicato e convidou a todos os psicopedagogos para que conheçam as ações da entidade, que ainda está em fase de implantação. “Nós temos muitas coisas para serem discutidas, o sindicato é novo, foi criado em 2015, e precisa ser construído pelos psicopedagogos”.

De acordo com a presidente do Sindicato Nacional dos Psicopedagogos, Jossandra Barbosa, o curso de atualização trouxe para esses profissionais uma nova abordagem de diagnóstico, de como o profissional deve trabalhar frente às pessoas com dificuldade de aprendizagem, como pessoas com transtorno, ou que não conseguiram aprender e também aquelas com fracasso escolar.

“Nós apresentamos várias formas sobre o que é a psicopedagogia, quem é o psicopedagogo e como ele vai atuar no mercado de trabalho. Essa é uma área científica que tem como objetivo estudar a aprendizagem humana. Todos nós temos algum tipo de dificuldade dentro da aprendizagem, alguns mais e outros menos”, salientou.

Segundo Jossandra, a psicopedagogia vive um momento muito bom no mercado, com a inclusão desse profissional em vários ambientes de trabalho, como escolas, clínicas, hospitais, berçários, creches, shoppings, faculdades, empresas, entre vários outros.

“Tanto o psicopedagogo pode estar empregado ou trabalhar para si próprio, com sua clínica, e como a aprendizagem é muito ampla esse profissional é muito requisitado. Abriu muito o mercado, porque saiu da dualidade de ou ele trabalhava numa clínica ou numa escola. E hoje a visão do psicopedagogo, a formação e a luta pela valorização é muito grande”, destacou a presidente do sindicato nacional.

Ela ressaltou ainda a importância do sindicato nacional e as representações locais. “Nós temos a representante estadual e em Feira nós temos também, e nas localidades vizinhas temos mais representantes. Nós temos a associação nacional, que também tem representatividade estadual. Então essas duas atividades hoje estão lutando pela valorização desse profissional, em busca da regulamentação federal e o reconhecimento estadual e municipal”.

Fotos do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade