Micareta

Prefeitura experimenta energia solar em camarote governamental na Micareta

Não haverá custos para a administração municipal, já que será uma demonstração.

07/04/2017 às 09h48, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O prefeito José Ronaldo assinou, na tarde de quinta-feira (6), um termo de parceria com a empresa Gauss Engenharia LTDA, fornecedora de energia solar. O acordo trará para a micareta de Feira, em maio, uma novidade: o uso de energia completamente limpa e renovável, nos espaços que venham a aderir ao projeto experimental. Está prevista a utilização da energia solar no maior camarote governamental na avenida, o da Comunicação, que acolhe dezenas de profissionais de imprensa. Não haverá custos para a administração municipal, já que será uma demonstração.

A direção da Gauss Engenharia Ltda já firmou parceria com alguns grandes camarotes da iniciativa privada presentes no circuito Maneca Ferreira. Os equipamentos do jornal Folha do Estado, o Ária Hall e o Camarote DJ Agenor aderiram a proposta. Outras empresas podem participar. Devem manter contato com a fornecedora de energia solar.

A iniciativa está dentro dos propósitos de atender aos Objetivos do Milênio (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Ação Contra a Mudança Global do Clima), com ênfase nas metas 7, 13 e 17, que visam: assegurar acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível para todos, tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos e fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

O secretário de Meio Ambiente, Sérgio Carneiro, diz que o impacto da experiência é "extremamente positivo" e reafirma o compromisso do Município de estimular o uso de energia não poluente. “A cada momento e em todos os setores, nós procuramos implementar essas medidas de um desenvolvimento ambientalmente sustentável”.

Esta é a primeira vez que este tipo energia será usado em um evento público em Feira de Santana. “A energia solar é limpa e pode ser usada em diversos aspectos, quer seja para escolas, prédios públicos, novos empreendimentos. O objetivo é que, com a força institucional da prefeitura e a mídia que isso gera, nós possamos espalhar essa ideia por toda sociedade, de forma que nós tenhamos um uso maior dessa energia limpa, aproveitando o clima iluminado do Brasil”, completou o secretário.

O sócio-administrador e representante da empresa, Joaquim Albernaz Neto, afirma que será instalado um sistema de energia solar composto por baterias, placas, inversores e controladores de cargas para que ele possa diminuir o consumo dos camarotes numa porcentagem ainda não definida. “Nós já trabalhamos com casas, fazendas e pequenas indústrias. É a primeira vez que estaremos em um evento deste porte e é um grande orgulho pra nós fazer com que a cidade cumpra ainda mais os Objetivos do Milênio".

Além do prefeito José Ronaldo e de Sérgio Carneiro, com sua assessoria, estiveram presentes na assinatura da parceria os secretários Edson Borges e Valdomiro Silva e os vereadores Isaías de Diogo e Zé Curuca.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade