Semana Santa

Nutricionista destaca benefícios do peixe para a saúde e dá dicas de preparo

A nutricionista funcional Marijara Vilas Boas afirma que o consumo de peixes é uma prática bastante saudável por ser uma fonte de proteína animal de alta qualidade.

31/03/2017 às 07h33, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

No período da Quaresma, aumenta o consumo de peixes pelas famílias que optam por manter a tradição católica de se abster de outros tipos de carne, como sinal de penitência e reflexão antes da Páscoa. Alimentos como o vatapá, o caruru e o vinho também são bastante consumidos nesta época do ano, pois servem como acompanhamentos.

A nutricionista funcional Marijara Vilas Boas afirma que o consumo de peixes é uma prática bastante saudável por ser uma fonte de proteína animal de alta qualidade. Segundo ela, o alimento tem pouca gordura comparado à carne vermelha. No entanto, ela alerta para a forma de preparo.

“Assar ou cozinhar são as melhores formas de preparar o peixe. Cozido de forma simples, sem o acréscimo de azeite de dendê, porém se tiver, com o mínimo possível, ou grelhado, porque a fritura incorpora e modifica a estrutura da gordura que foi adicionada no peixe. Mesmo se secar com um pano ou papel, a gordura fica dentro do alimento”, orienta.

Marijara informa que os melhores peixes são aqueles que se desenvolvem em águas profundas, como o salmão, o atum, arenque e a cavala, que têm uma qualidade maior. “Esses peixes normalmente não tem em nossa costa. Eles têm uma composição de gordura mais interessante, com uma característica antiflamatória e antioxidante, por conta dos conhecidos ômega 3, que são compostos por dois tipos de ácidos graxos.”

De olho na textura

Na hora de comprar o peixe, seja no supermercado ou na feira livre, é importante o consumidor observar as características do alimento. De acordo com a nutricionista, o peixe fresco tem uma qualidade mais garantida. Ela afirma que os peixes congelados muitas vezes não é resfriado na temperatura ideal e pode apresentar uma textura mais mole.

“É importante observar os olhos para saber o aspecto geral e se tem alguma modificação. Quando o cheiro está desagradável, não é indicado que o consumidor compra, mas se a carne está íntegra, muitas vezes, o cheiro foi por uma questao de adequação do alimento”, explica.

Alimentos gordurosos

Com relação ao vatapá e o caruru, que geralmente são usados como acompanhamentos do peixe, Marijara Vilas Boas, ressalta a importância do consumo com moderação e a manutenção de um estilo de vida saudável.

“Esses alimentos são feitos com amendoins e as castanhas, que têm grande valor nutricional, porém a combinação com excesso de azeite de dendê e o aquecimento é que torna esse acompanhamento não tão adequado, do ponto de vista nutricional. Mas como é uma coisa que é feita pontualmente durante o ano, não há motivo para tanta preocupação. Se o indivíduo tem um estilo de vida adequado ao longo do ano todo, com uma vida ativa, controle do peso, glicemia, colesterol, e uma alimentação equilibrada, esse consumo pontual não vai gerar prejuízos. Tudo com moderação funciona melhor”.

Já com relação ao vinho, ela afirma que a bebida tem recomendações pela pirâmide alimentar por conta da presença de alguns compostos bioativos presentes na uva, que são extremamente importantes para o corpo humano, do ponto de vista cardiovascular e prevenção de outras doenças, como o câncer.

“Lembrando que o vinho a gente tem que escolher pela qualidade, não necessariamente pelo preço. Devemos preferir o vinho seco, que tem concentração de bioativos maior, e o consumo deve ser com moderação”.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade