Bahia

Geólogo explica o que pode ter causado estrondo e tremor na Bahia

De acordo com o especialista, uma das possibilidades é a reativação de falhas geológicas, que tem sido comum nas últimas décadas

27/03/2017 às 11h08, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O geólogo Carlos Uchoa afirmou nesta segunda-feira (27) que falhas geológicas na Baía de Todos-os-Santos ou um meteorito podem ter sido a causa do forte estrondo e tremor de terra que assustaram moradores de Salvador, na manhã deste domingo (26).

Moradores da região de Brotas, Candeal, Tororó, Engenho Velho de Brotas, Acupe, Rio Vermelho, Matatu e Barra, em Salvador, relataram ter ouvido um forte barulho, como de uma explosão, e janelas e portas tremeram. Nas redes sociais, outras afirmaram ter visto uma espécia de bola de fogo no céu.

De acordo com o especialista, em entrevista à TV Bahia, uma das possibilidades é a reativação de falhas geológicas, que tem sido comum nas últimas décadas. Outra possibilidade seria a queda de um meteorito na Baía.

Segundo Uchoa, caso tenha ocorrido um terremoto, foi de baixa magnitude, uma vez que as estações sismológicas não conseguiram registrar. Ele afirma que não motivo para preocupação. "São vários [sismos] desde a década de 80 para cá, sentidos por sismógrafos. Não tenham medo, porque no máximo vai tremer as paredes. Existem várias falhas geológicas proximas à Baía de Todos-os-Santos e essas falhas de vez em quando reativam. Essa reativação que vai ocasionar tremor de terra", explicou durante a entrevista.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade