Feira de Santana

Ministério Público apresenta ações que serão desenvolvidas na Micareta 2017

O MP irá trabalhar com uma estrutura de plantão associado a oito ou dez servidores com motorista para desempenhar fiscalizações durante o evento.

23/03/2017 às 16h56, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Os promotores de justiça Thiago Quadros e Audo Rodrigues estiveram reunidos com a imprensa na manhã desta quinta-feira (23) em Feira de Santana para apresentar as ações do ministério Público (MP) durante a Micareta 2017.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O promotor Thiago Quadros disse em entrevista ao Acorda Cidade que será mantida a estrutura de plantão do órgão e o intuito é sistematizar os trabalhos durante a festa. De acordo com ele, o trabalho será voltado para algumas áreas prioritárias.

"Atuamos em diversas áreas. Dentro do ambiente da Micareta algumas foram eleitas como prioridade. São aquelas áreas que naturalmente há uma demanda maior durante o evento. A parte da estrutura de saúde, a parte de segurança pública, a parte do trabalho infantil e também violência contra a mulher. Sem falar em algumas iniciativas relacionadas a própria estrutura de camarote e fiscalização das condições de funcionamento desses ambientes”, afirmou.

O promotor disse que o MP irá trabalhar com uma estrutura de plantão associado a oito ou dez servidores com motorista para desempenhar fiscalizações durante o evento. Ele informou ainda que a estrutura certamente será maior do que os anos anteriores.

“Do ponto de vista de estrutura física nós vamos pensar internamente qual é o melhor modelo para poder atender aos anseios da sociedade. O nosso portal já está sendo desenvolvido, já está em fase final de consolidação. Adotamos esse modelo de portal para dúvidas, recomendações e também teremos o cuidado de manter a imprensa atualizada acerca de todos os nossos atos e todos os trabalhos que estão sendo desenvolvidos”, acrescentou.

Para a área de saúde, haverá uma preocupação mais incisiva, conforme confirmou o promotor Audo Rodrigues. Ele observou que o MP já iniciou um trabalho junto à Secretaria Municipal de Saúde solicitando dados estatísticos e informações de toda a estrutura montada em Feira de Santana. Além disso, está sendo mantido o contato com o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) sobre a estrutura e as precauções em relação à acontecimentos associados à festa.

“Nosso propósito é fazer com que a própria população seja os nossos olhos na sociedade e no circuito de festa. A partir do momento, que nós tivermos as respostas devidas de toda uma estrutura que for montada, isso será amplamente divulgado e levado à população. Para que essa situação de fiscalização não fique única e exclusivamente a cargo do Ministério Público. Todo o planejamento do Ministério Público demanda da resposta que vai ser dada à Secretaria Municipal de Saúde aos questionamentos que foram feitos. A partir de estrutura , quantidade de profissionais que serão deslocados para o circuito da festa, quantidade de ambulâncias, as ações de retaguarda para transferência de pacientes que estejam no circuito da festa que por um motivo precisem ser transferidos para uma unidade mais adequada. Tudo isso demanda a nossa atuação posterior. A gente vai atuar o máximo em conjunto com o município sabendo das dificuldades, mas também obrigando este município a tomar as devidas cautelas principalmente quando se tem dados estatísticos de anos anteriores que já apontam para a incidência de algumas situações que podem ser prevenidas”, pontuou.

Audo Rodrigues também comentou sobre algumas mudanças que têm acontecido na Micareta de Feira de Santana e os investimentos da iniciativa privada. Ele ressaltou que mesmo que  festas como micaretas e carnavais tenham incentivos privados, alguns serviços são essenciais do estado.

“Eu acredito que o modelo da iniciativa privada é um modelo que está sendo feito em muitos locais do Brasil. A gente tem percebido que a iniciativa privada tem tomado à frente de ações dessa natureza. Mas, mesmo que a iniciativa privada venha tomar conta, alguns serviços são de natureza essenciais do estado e que jamais ele poderia se furtar a prestar. Antigamente havia os blocos de micareta que eram em sua imensa maioria com uma reduzida quantidade de camarotes privados. Hoje já está começando a se inverter a situação e a micareta deixa de ser mais uma situação de rua para ser uma situação privada em blocos ou em camarotes físicos que as pessoas pagam pelos serviços ali prestados. Independente disso, jamais o município vai se furtar de deixar de prestar dos serviços adequados”, finalizou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Unidos pelo Samba

Micareta 2024

Unidos pelo Samba vai para avenida no domingo de Micareta (21); paixão, tradição e muito samba devem marcar a folia 

Diferente das outras Micaretas, este ano, eles vão para avenida no período da tarde, mudança essa que deve agregar mais...

16/04/2024 às 08h44

Projeto Inédito "Micareta Sustentável e Solidária"

Micareta de Feira 2024

Projeto Inédito "Micareta Sustentável e Solidária" promove inclusão de catadores na Micareta de Feira de Santana

O objetivo é promover melhores condições de trabalho e renda para catadores e catadoras de materiais recicláveis autônomos e associados,...

16/04/2024 às 08h22

Micareta de Feira - jeronimo rodrigues Fotos_ Joá Souza_

Micareta

Como manda a tradição, vai ter Zero Hora na Micareta de Feira

A concentração acontece no antigo Ponto do Zequinha, situado no famoso cruzamento entre a rua Juraci Magalhães e a avenida...

16/04/2024 às 07h18

rodovia

Micareta de Feira 2024

PRF recomenda via de acesso para os condutores que se deslocam pela BR-324 no período da Micareta de Feira

Além da rota alternativa, a PRF recomenda aos condutores que sigam as orientações de segurança para que tenham uma viagem...

16/04/2024 às 06h25

Bloco Zerinho

Micareta de Feira

Após 6 anos, Bloco Zerinho volta a desfilar na Micareta de Feira

Os artistas Roberto Kuelho, Madina e Mel Cantora irão animar toda a criançada, juntamente com a alegria de Luciano Mello....

16/04/2024 às 06h08

Professor e radialista

Micareta de Feira 2024

Chora Bananeira, Arrastão do Carro da Pitú e Bell Marques: saiba curiosidades da Micareta de Feira com o professor Edilson Veloso

Veloso, como carinhosamente é conhecido, possui uma conexão com a Micareta desde que nasceu.

15/04/2024 às 19h08

image

Rádio acorda cidade