Dia Mundial da Água

Secretaria do Meio Ambiente lança projeto 'Pacto pelas Águas'

Participaram também do evento representantes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), estudantes de escolas, faculdades e comunidade.

22/03/2017 às 18h13, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Foi lançado nesta quarta-feira (22), Dia Mundial da Água, o projeto ‘Pacto pelas Águas’, em Feira de Santana. Uma iniciativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais, o projeto buscar desenvolver ações de conscientização na cidade, atreladas à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Participaram também do evento representantes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), estudantes de escolas, faculdades e comunidade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O secretário do Meio Ambiente, Sérgio Carneiro, disse que para celebrar o Dia Mundial da Água, além do lançamento do projeto, outras atividades foram desenvolvidas, entre elas um mapeamento de como as pessoas procedem em relação aos produtos recicláveis e ao consumo consciente. De acordo com ele, é necessário que a população reflita sobre esses temas e possam inclusive mudar hábitos e discutir sobre educação ambiental.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A água é um bem essencial à vida, de forma que se fez esse dia para que toda a população do mundo inteiro fizesse uma reflexão sobre os usos que fazemos da água, que são coisas simples: não deixar uma torneira pingando, lavar o carro ou a varanda com um balde ao invés de uma mangueira, não desperdiçar água. A água servida pode ser reutilizada para molhar jardins, lavar casa, carro. Nesse dia fazemos através do Departamento de Educação Ambiental esse evento, onde levamos um ônibus da Fundação Egberto Costa com uma série de computadores, nos quais as pessoas respondiam uma série de questionários falando sobre seus hábitos e com isso vamos ter um mapeamento de como as pessoas procedem com relação a produtos recicláveis, consumo de água, eletrodomésticos. Levamos as escolas, porque é muito mais fácil conscientizar uma criança do que modificar um adulto cheio de vícios comportamentais”, afirmou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Sergio Carneiro também falou sobre o trabalho do município em relação à revitalização das lagoas. Ele ressaltou que o processo de desenvolvimento fez com que muitas nascentes morressem e a prefeitura está buscando revitalizar as lagoas remanescentes.

“Nós temos a Pindoba e a Taboa, nas imediações da Uefs, temos a Lagoa do Chico Maia, na Avenida Fraga Maia, que foi seccionada em duas, a Lagoa do Subaé, que também foi seccionada pela BR-324. Nós temos no final da Avenida Artêmia Pires a Lagoa de Berreca, onde foram liberados agora dois empreendimentos, tem a Lagoa Salgada, que o prefeito determinou à Seplan fazer um projeto; temos a Lagoa do Prato Raso e a do Geladinho, que está dentro do Parque Erivaldo Cerqueira. Estamos buscando junto a esses empreendimentos que ficam perto das lagoas, que eles possam nos ajudar, buscando captar recursos do governo federal para que possamos fazer a delimitação dessas lagoas”, salientou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Abastecimento de água no município

A Embasa que também marcou presença no evento, apresentou a situação atual de abastecimento de água, as dificuldades de escassez de água diante da seca, além de obras emergenciais e de longo prazo que estão sendo desenvolvidas. O superintendente de operações da Embasa, Raimundo Neto, informou que alguns municípios estão com ações de racionamento devido ao baixo nível de mananciais que atingem as regiões. Em Feira de Santana, no entanto, há uma segurança hídrica de consumo humano para abastecimento em virtude da barragem Pedra do Cavalo. Porém há uma campanha de uso racional do recurso hídrico.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Temos que fazer uma campanha de uso racional da água neste período mais crítico em Feira de Santana, que é ‘Cada gota, conta’, pois a Embasa entende que tem que fazer a sua parte, melhorando a prestação do seu serviço, reduzindo o seu tempo de tomada de vazamento e também a população precisa economizar e denunciar os casos de furto de água. Recentemente aqui em Feira de Santana nós tivemos uma ação muito forte no distrito de Maria Quitéria, onde identificamos muitas irregularidades no abastecimento, o que dificulta o atendimento de quem está regular, e também com obras emergenciais. Na região de Queimadas e Santaluz nós terminamos uma obra emergencial, e estamos fazendo obra emergencial na região de Senhor do Bonfim. Aqui em Feira de Santana, durante este ano, duplicaremos a adutora que liga a cidade aos municípios de Tanquinho, Santa Bárbara e Santanópolis. Com a chegada do Centro de Reservação Norte de Feira de Santana, tivemos um ganho de abastecimento para vários bairros. Mas para esses municípios e a zona rural nós ainda temos dificuldades. Nós duplicaremos essa linha e buscaremos o atendimento desses municípios a partir do Centro de Reservação Norte, que funciona como um grande centro de distribuição para a zona norte da cidade”, relatou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Raimundo Neto enfatizou que dentre o cronograma da Embasa, já há recursos também assegurados para duplicação do sistema integrado de Feira de Santana, levando os atuais 1.500 litros por segundo para 3 mil litros por segundo.

Economia de Água

Em tempos de crise, de revisão das formas de consumo e de desenvolvimento, refletir sobre o consumo consciente dos bens naturais é fundamental. A educação ambiental é despertada na população e assim surge a necessidade do reaproveitamento de água e de evitar o desperdício. Estudantes participaram do evento, com estandes e atividades ressaltando a importância da água. 

Clécia Sampaio Assunção, estudante de engenharia ambiental da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) observou que a prática de economia de água deve estar agregada aos hábitos do dia a dia, em cada atividade que a água for utilizada.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Pode reutilizar a qualquer hora. Reaproveitar a água que lavou uma roupa, tomou um banho, lavou uma louça. São formas simples, que cabe a toda a população fazer”, pontuou.

A estudante Maria Carvalho, enfatizou que às vezes a população não se dá conta de como a escassez de água pode afetar o dia a dia. Para ela refletir sobre o consumo é primordial.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Está melhorando porque as pessoas estão se dando conta que a água está acabando. Vivemos no nordeste e sabemos como a é a falta de água", disse.

Cleidiane Teles, também estudante da faculdade, enfatizou que a mensagem mais importante que deve ser passada no Dia Mundial da Água é sobre educação ambiental.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Que não pensem só no hoje, mas nas gerações futuras, pois a água está escassa. Se você escovar os dentes e deixar a torneira ligada, você vai gastar nove litros de água, e se for um banho de 15 minutos, serão 180 litros. Então a mensagem que eu passo é que desde o ensino fundamental, nas instituições, tenha essa disciplina de educação ambiental”, finalizou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade