Feira de Santana

Greve dos auditores da Delegacia Regional do Trabalho já dura mais de 6 meses

De acordo com o delegado regional do trabalho, José Batista, os profissionais negociam um reajuste salarial com o governo.

15/03/2017 às 09h24, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Os auditores da Delegacia Regional do Trabalho em Feira de Santana estão há mais de seis meses em greve, e por conta disso, muitos trabalhadores estão se sentindo prejudicados. De acordo com o delegado regional do trabalho, José Batista, os profissionais negociam um reajuste salarial com o governo. Ele acredita que as negociações estão perto de terminar.

“Apenas com relação à fiscalização, nós não estamos fiscalizando 100%. Mas mais de 30% estão sendo fiscalizados. Nós temos 10 auditores, pois um está de licença, para atender Feira e mais 97 municípios. Então a gente está atendendo dentro do possível, porque o pessoal está em mobilização e negociação salarial com o governo, que ainda não terminou, mas prestes a completar. Então o atendimento está sendo 30 a 40%”, afirmou José Batista.

O delegado informa que apenas denúncias graves, como o não pagamento de salários, e situações que colocam em risco a vida do trabalhador estão sendo fiscalizadas imediatamente, e destaca que os demais serviços prestados pelo órgão continuam funcionando. “Está sendo feita uma seleção das denúncias, mas os outros atendimentos como carteira, seguro, orientação, homologação, estão todos normais”, ressaltou.

José Batista explicou que após receber as denúncias de irregularidades no ambiente do trabalho, os auditores se dirigem ao local onde empregado presta o serviço e depois a empresa é chamada para prestar depoimento na gerência.

Com relação às denúncias de falta de pagamento do 13º salário de 2016, o delegado regional do trabalho afirmou que no momento são poucas as reclamações. As queixas mais frequentes, segundo ele, são o não pagamento da rescisão, assinatura e baixa de carteira de trabalho, entre outros problemas. Ele salienta, porém, que aquelas empresas que ainda não pagaram o décimo e forem denunciadas serão fiscalizadas e multadas.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade