Feira de Santana

HGCA completa 33 anos de serviços prestados à comunidade

Segundo o diretor-geral do HGCA, Dr. José Carlos Pitangueira, a busca por melhorias para a unidade é diária e os desafios ainda são grandes.

15/03/2017 às 09h03, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) comemora 33 anos nesta quarta-feira, dia 15 de março, e se consolida como maior hospital público do interior da Bahia que concentra o maior número de especialidades médicas. O HGCA possui importante papel social e tem em seu quadro profissionais renomados que qualificam o atendimento à comunidade de Feira de Santana e macrorregião.

De acordo com dados do Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (SAME) do HGCA, aproximadamente 2.500 pacientes são atendidos mensalmente na emergência (clínicos e vítimas de traumas) e 2.700 no ambulatório (consultas com especialistas, pequenas cirurgias, ambulatórios ao portador de feridas crônicas e continuidade da assistência e acompanhamento à pacientes que oriundos da unidade).

Segundo o diretor-geral do HGCA, Dr. José Carlos Pitangueira, a busca por melhorias para a unidade é diária e os desafios ainda são grandes. “O Clériston Andrade apesar de sofrer uma sobrecarga com demanda acima de sua capacidade é sem sombra de dúvida a única porta para muitos pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS), daí a importância de continuarmos trabalhando para que o serviço oferecido seja de excelência", disse.

Inaugurado em 1984 pelo então governador João Durval Carneiro. Atualmente, possui 300 leitos, sendo 24 de UTI adulto, 16 leitos na sala vermelha, 12 leitos de Unidade de Cuidados Semi-Intensivos Neonatal e 5 leitos de UTI Neonatal. O HGCA oferece aos seus usuários exames especializados como: raio-x, ultrassonografia, eletrocardiograma, tomografia, mamografia, endoscopias, exames laboratoriais, entre outras especialidades.

O hospital possui convênio com o Ministério da Educação (MEC) e é autorizado para funcionamento de residência médica, cirúrgica e clínica ginecológica. É também campo de aprendizagem e estágios para estudantes de curso das mais diversas faculdades, campo de estágio para os cursos técnicos na área de enfermagem e radiologia, não só de Feira de Santana, como também dos municípios circunvizinhos conveniados com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e a instituição.

Em comemoração aos 33 anos do HGCA será realizado no refeitório da unidade um almoço especial para os funcionários da unidade. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

Avenida Maria Quitéria

Feira de Santana

Moradores da Avenida Maria Quitéria reclamam de insegurança e focos de dengue em terreno baldio

O professor Ayrton Araújo, que reside nas imediações há mais de 40 anos, conversou com o Acorda Cidade e explicou...

24/04/2024 às 15h25

Missa do AAPC

Feira de Santana

Missa celebra os 22 anos de fundação da Associação de Apoio a Pessoa com Câncer de Feira de Santana

Cerca de 2.500 pacientes são acompanhados na AAPC.

24/04/2024 às 12h45

Animais resgatados

Feira de Santana

Prefeito Colbert Martins anuncia contrato para castração de animais de rua e possibilidade de implantação de uma clínica PET

Ele destacou sobre os resultados da Micareta 2024, entre eles o sucesso do Espaço PET que foi implantado na Avenida...

24/04/2024 às 12h44

image

Rádio acorda cidade