Bahia

Saiba como ajudar o Corpo de Bombeiros a salvar vidas na folia

Desde o primeiro dia de festa, o número de ocorrências de resgate e salvamento subiu de 15 para 83 casos, registrados ontem.

25/02/2017 às 16h41, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Está curtindo o carnaval, se sentiu mal ou percebeu que algum folião precise de atendimento de primeiros socorros? Busque uma Unidade Especializada em Atendimento Pré-hospitalar (Salvar) do 12º Grupamento de Bombeiros Militares. O Salvar possui quatro ambulâncias especializadas prontas para ocorrências emergenciais no circuito, com três profissionais habilitados para prestarem os primeiros socorros. Desde o primeiro dia de festa, o número de ocorrências de resgate e salvamento subiu de 15 para 83 casos, registrados ontem.

O comandante do Salvar, tenente-coronel Sanderson de Castro Almeida, diz que a atuação da unidade no circuito depende da gravidade da situação. “Se o estado do paciente for grave conduzimos ao hospital, ao depender do caso atendemos no posto do BM”, explicou.

Ele também lembra que caso encontre alguém ferido no chão é importante não mover a pessoa, pois pode agravar o ferimento podendo ocorrer até óbito. “O ideal é chamar a patrulha dos bombeiros que possui equipamentos fundamentais para fazer a imobilização, estancar as feridas, entre outros”.

A farda laranja facilita a identificação destes profissionais, que além de estarem em postos elevados, facilitando a visualização do que acontece nos circuitos, também fazem rondas à procura de pessoas que necessitam de atendimento.

Os postos dos Bombeiros Militares estão localizados nos circuitos Dodô (Barra/Ondina) – ruas Alfredo Magalhães e Nossa Senhora de Fátima, avenidas Centenário e Professor Sabino Silva e Farol da Barra – Osmar (Campo Grande) – Largo de São Bento, Avenida Sete de Setembro e Campo Grande – e Batatinha (Pelourinho) – Praça da Sé. Também podem ser acionados pelo número 193.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade