Bahia

Rui Costa autoriza recuperação da BA-120 e visita obras emergenciais de abastecimento de água em Queimadas

Rui Costa declarou que logo após o período do Carnaval irá se reunir com os prefeitos da região sisaleira para firmar parcerias de enfrentamento à seca e convivência com o semiárido

25/02/2017 às 10h31, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O governador Rui Costa visitou nesta sexta-feira (25) as obras emergenciais realizadas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para ampliar o abastecimento de água nos municípios de Queimadas e Santaluz, na região sisaleira do estado. As duas cidades, que juntas têm mais de 50 mil habitantes fazem parte dos 77 municípios em situação de emergência, por conta da forte seca que há oito anos atinge o semiárido baiano, e vêm enfrentando racionamento de água.

De acordo com o governador, devido ao rebaixamento da barragem de Ponto Novo, o estado fará a captação da água da barragem de Camandaroba, em Itiúba, e irá instalar uma nova adutora para levar a água até a estação de tratamento de Queimadas. “São quase R$ 4 milhões em uma obra emergencial e em, no máximo, 15 dias essa água vai estar caindo na casa das pessoas”, informou Rui Costa.

Na oportunidade, ele autorizou também a publicação do edital para recuperação da BA-120, que liga Santaluz a Queimadas. “É uma obra de 17 milhões de reais, que vai melhorar a trafegabilidade de toda a região, garantindo mais segurança e conforto para a população”.

Rui Costa declarou ainda que logo após o período do Carnaval irá se reunir com os prefeitos da região sisaleira para firmar parcerias de enfrentamento à seca e convivência com o semiárido. Nestes encontros, afirma, serão adotadas medidas emergenciais, de médio e longo prazo.

“Ao sobrevoar a região, vi muita seca e peço a ajuda dos sindicatos, das associações, das prefeituras, para que a gente ajude a mudar um pouco a mentalidade das pessoas. Infelizmente, as pessoas muitas vezes devastam tudo, não deixam nem um pé de árvore junto à cerca. É preciso que a gente se conscientize para evitar o assoreamento do rio. Vamos agora botar máquinas para refazer e aprofundar os leitos dos rios, pois com o assoreamento a água espalha e não chega onde tem que chegar. O estado não é onipresente, portanto precisamos ampliar a consciência”, ressaltou.

Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade