Transporte coletivo

Secretário diz que substituição de frota nova por usada está prevista em edital

De acordo com o secretário, 34 ônibus da empresa Rosa estão em litígio e deverão ser substituídos enquanto as negociações com o banco perdurarem.

06/02/2017 às 11h44, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O secretário de Transporte e Trânsito de Feira de Santana, Pedro Boaventura, esclareceu na manhã desta segunda-feira (6) sobre a substituição de parte dos ônibus da empresa Rosa, que foi alvo de um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça a pedido do banco Mercedez-Bens, devido ao atraso das parcelas de um financiamento.

De acordo com o secretário, 34 ônibus da empresa estão em litígio e deverão ser substituídos enquanto as negociações com o banco perdurarem. Segundo ele, a nova frota é composta de veículos usados.

“São carros anteriores ao ano de 2015, e passarão por vistoria para receber o selo. Os 34 ônibus estavam até hoje na garagem, mas continua a negociação, e para que a gente não fique nesse impasse esse plano B foi acionado. Se esses ônibus não forem mais confiscados ficarão também aqui em Feira de Santana”, informou Pedro Boaventura.

Questionado sobre a legalidade da substituição da frota de veículos novos por carros usados, o secretário afirmou que a empresa e a prefeitura estão atuando dentro do que prevê o edital.

“Isso é permitido, está no edital. Tudo que está sendo feito é consignado em lei, nos contratos. A empresa colocou os ônibus zero quilômetro e isso favoreceu a população. A nossa preocupação hoje é que todas as ordens sejam cumpridas e aumentamos o número de ônibus da própria Rosa, que hoje colocará em torno de 103 ônibus e mais 108 da São João, para nos aproximar do pico porque alguns colégios estão voltando hoje. Então reforçamos várias linhas.”

Boaventura afirma que o contrato só poderá ser rescindido junto à empresa Rosa caso ela informe que não tem condições de cobrir todas as linhas.

“Não há rompimento de maneira abrupta, e sim deve-se abrir um processo para verificar a situação e neste momento não temos nenhuma intenção em romper esse contrato. Isso só será possível se a empresa Rosa disser que não tem nenhuma condição de cumprir as ordens de serviço que nós expedimos aqui. E até o momento ela está cumprindo, então nós estamos vencendo a crise”, salientou.

O secretário da SMTT acrescentou ainda que atualmente Feira de Santana possui apenas duas empresas de ônibus atuando devido a uma mudança no edital de licitação aprovada em 2014, anterior à sua administração.
“Nós já encontramos essa situação legalizada, a partir de organizações e audiências públicas, e esse edital foi aprovado. Consequentemente, teve como vencedoras essas duas empresas. O edital foi assinado e a prefeitura e as empresas têm que honrar os contratos”, finalizou.

As informações são do repórter Paulo José.

Leia também: Após mandado judicial, empresa de ônibus Rosa alega crise e diz que irá substituir frota

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Centro Dona Zazinha realiza Baile Dançante para homenagear Dia das Mães

Feira de Santana

Centro Dona Zazinha realiza Baile Dançante para homenagear Dia das Mães

A banda Karas e Bocas animaram os idosos na manhã desta quinta-feira(16).

16/05/2024 às 17h30

Inauguracao da Praca

Feira de Santana

Com investimento de R$ 6 milhões, Feira Livre do Tomba é oficialmente inaugurada

A revitalização iniciou em fevereiro de 2023 e teve o investimento de R$ 6 milhões.  A praça Macário Barreto também foi...

16/05/2024 às 17h30

Embasa

Feira de Santana

Embasa prevê distribuição de 3 mil litros de água por segundo para Feira de Santana

De acordo com Raimundo Neto, seis municípios e cerca de 800 mil moradores são beneficiados com o sistema de abastecimento...

16/05/2024 às 15h25

Projeto Vida é Saúde

Feira de Santana

Projeto Vida e Saúde atenderá população gratuitamente no centro de Feira de Santana

A Feira Vida e Saúde reunirá cerca de 80 profissionais voluntários e acontecerá nesta sexta (17) na Praça Bernardino Bahia.

16/05/2024 às 14h46

FSA Invisível

Feira de Santana

Voluntários do FSA Invisível levam ‘comida, escuta e dignidade’ para pessoas em situação de rua: ajude também na campanha Feira sem Frio

Os voluntários distribuem alimentos, cobertores, agasalhos, mas sobretudo, eles oferecem atenção, disposição e carinho para quem precisa. 

16/05/2024 às 12h15

gari limpeza ruas

Feira de Santana

Profissionais da limpeza pública exercem papel importante em zelar pela cidade

Seja dia ou noite, os agentes de limpeza não têm hora para trabalhar e não há tempo ruim: eles enfrentam...

16/05/2024 às 11h40

image

Rádio acorda cidade