Feira de Santana

Centro de Zoonoses retirou mais de mil animais das ruas da cidade em 2016

Foram apreendidos 712 cavalos nas vias públicas e no anel de contorno da cidade, além de um total de 331 animais, entre cães e gatos.

17/01/2017 às 11h35, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O Centro de Zoonoses retirou das ruas de Feira de Santana em 2016, diversos animais de pequeno e grande porte como cavalos e cães. Foram mais de mil animais, segundo informações da coordenadora do órgão, a médica veterinária Mirza Cordeiro.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ela revelou que foram apreendidos 712 cavalos nas vias públicas e no anel de contorno da cidade, além de um total de 331 animais, entre cães e gatos.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

De acordo com a veterinária, o número significativo de animais apreendidos é reflexo da conduta da maioria da população em relação a forma de tratar os animais. Ela pontuou que é importante que as pessoas tenham a guarda responsável dos animais e possam oferecer, alimentação, local adequado, além de cuidados básicos para evitar a transmissão de doenças.

“Todas essas questões que envolvem o bem estar do animal, devem ser pontuadas antes de adquirir um animal. Eles não são brinquedos e não podem ser descartados de forma inadequada. É preciso que as pessoas tenham responsabilidade porque isso não é papel apenas do poder público”, afirmou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Mirza disse que a guarda responsável de animais evita que eles sejam contaminados por doenças. No caso de cães e gatos se eles são domiciliados isto evita que sejam contaminados por sarnas e outros vírus. Cavalos que são utilizados como meio de trabalho devem ter o descanso, carregar peso compatível com o seu tamanho e não podem ficar soltos em vias públicas.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Por motivos banais o animal adquire sarna, doenças veneras e até pode transmiti-las para as pessoas. O animal tem que ficar domiciliado, a partir do momento que ele está domiciliado não terá problema nenhum. Se ele vai à rua você não sabe com quais animais ele terá contato e pode adquirir doenças. Um alerta que nós fazemos é com relação a guarda responsável. Em relação aos cavalos que são instrumentos de trabalho, eles têm que ter um momento de descanso e uma carga de peso compatível com o seu tamanho. Observamos que eles são soltos e ainda vão buscar alimento no lixo. Fica um caos em função das pessoas não terem controle dos animais. Elas devem fornecer alimentos, água e o espaço adequado e não deixá-los em beiras de estrada nem em vias públicas”, acrescentou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo Mirza Coordeiro, o Centro de Zoonoses vem fazendo um trabalho de orientação e sensibilização para que as pessoas possam melhor cuidar dos animais.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade