Bahia

Maternidade reabre UTI e emergência após desinfecção por morte de bebês

Segundo sindicato, 6 bebês morreram na unidade, que fica em Salvador. Outra parte de local continua recebendo trabalho de desinfecção, diz Sesab.

13/01/2017 às 10h31, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Parte da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e toda a emergência da maternidade José Maria de Magalhães, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, reabriram na manhã desta sexta-feira (13). O locais estavamsem funcionar há cerca de uma semana para desinfecção, após mortes de bebês. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

Segundo a Sesab, a UTI neonatal da maternidade possui 20 leitos ao todo. Desses, 10 leitos continuam sem operar porque o trabalho de desinfecção ainda está sendo realizado. Os outros 10 leitos foram transferidos para outra ala da unidade médica e estão disponíveis para receber pacientes, segundo o órgão de saúde.

Ainda de acordo com a Sesab, a maternidade conta com 246 leitos, sendo 10 leitos de UTI adulto, 20 de UTI neonatal, 36 unidades de cuidados intermediários neonatais, além de 180 leitos de enfermaria.

Conforme o órgão, o problema só afetou os leitos neonatais e a emergência da unidade médica. Os demais continuaram funcionando normalmente. Com a emergência da unidade e parte da UTI neonatal reaberta nesta sexta, resta apenas a liberação dos 10 leitos da UTI neonatal. Ainda não há previsao de quando eles voltarão a funcionar.

Mortes

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da maternidade ficou sem funcionar há cerca de uma semana para desinfecção do local. Em nota divulgada na quinta-feira (12), a Sesab confirmou que a decisão foi após a morte de bebês no local, entretanto a secretaria não informou detalhes dos motivos, nem a quantidade de crianças que morreram.

Conforme o presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia, Francisco Magalhães, seis recém-nascidos morreram na maternidade entre o segundo semestre de 2016 e este ano, por conta da bactéria serratia, considerada uma "super bactéria", e que pode causar uma série de infecções graves em pacientes do hospital.

Já a Sesab diz que ainda não há nenhuma conclusão que aponte a causa como sendo "superbactéria". A comissão de infecção hospitalar está investigando os casos.

Ainda de acordo com a Sesab, os equipamentos foram transferidos para outros leitos da unidades para assistência aos pacientes.

Fonte: G1
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade