Bahia

Salvador: Hospital da Mulher tem assistência para vítimas de violência sexual

Além do atendimento de saúde, as vítimas de violência sexual serão encaminhadas pela equipe do hospital para o atendimento jurídico.

09/01/2017 às 21h49, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

"Mulheres vítimas de violência sexual não vão precisar sair daqui [do Hospital da Mulher] para fazer perícia ou outros procedimentos. Estamos assegurando toda a assistência em um só local, porque uma mulher que enfrenta essa situação merece passar por um atendimento mais que especial, muito mais cuidadoso", destacou o governador Rui Costa durante inauguração do maior hospital do Norte e Nordeste especializado na saúde da mulher, na tarde desta segunda-feira (9).

Além do atendimento de saúde, as vítimas de violência sexual serão encaminhadas pela equipe do hospital para o atendimento jurídico. O acolhimento será feito inicialmente por um enfermeiro, que vai fazer a primeira abordagem. "Teremos uma equipe completa, formada [também] por médico, psicólogo e assistente social", acrescentou Rui. Será possível formalizar um boletim de ocorrência na própria unidade, dando início ao processo jurídico.

Início do atendimento

Os primeiros leitos de internação do Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador, começam a ser ocupados na próxima sexta-feira (13). Nesta terça (10) e quarta (11), de acordo com o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, o hospital passa por procedimentos de limpeza e esterilização. “Na sexta [13], começamos a trazer mulheres que vão ficar internadas. Na segunda [16], o hospital abre completamente, com todos os ambulatórios, centros cirúrgicos, UTI e enfermaria. Toda a entrada é via sistema de marcação do Estado. As pacientes devem ir para um ambulatório de uma unidade básica de saúde e, sendo necessário, serão encaminhadas para o Hospital da Mulher”.

Estrutura

Com investimento superior a R$ 40 milhões, este é o maior hospital especializado no atendimento à saúde da mulher do Norte-Nordeste e considerado um centro de referência estadual. A unidade possui dez salas cirúrgicas e 136 leitos, sendo 97 destinados à internação, 10 para terapia intensiva (UTI) e 29 leitos para hospital-dia. O centro de diagnóstico está equipado com tomógrafo computadorizado, mamógrafo, ultrassom, doppler scan, raio-X e laboratório 24 horas. O hospital tem capacidade para realizar 9 mil consultas e mil procedimentos cirúrgicos mensais.

O Hospital da Mulher prestará assistência nas áreas de ginecologia e mastologia, além do atendimento na área de reprodução humana, oncologia e situações relacionadas à violência sexual. A unidade também dispõe de um serviço de atendimento pré-hospitalar 24 horas. Por mês, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), investirá cerca de R$ 4 milhões na manutenção do hospital, que será gerido por uma organização social. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade